A galinha reivindicativa
"Em certo dia de data incerta um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
Ainda bem que você está satisfeito - disse a galinha. - E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, fêmea da espécie, posso estar satisfeita? Não posso. Todo o dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho um ovo. A patroa,se quiser, que arranje outra para esses ofícios. Comigo, não, violão!
O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: 'A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela'.
Moral: Um trabalho por jornada mantém a faca afastada."
Millôr Fernandes, "Pif-Paf". Edição de O Independente.
01- Responda :
a- Narrador:
b- Foco Narrativo:
c- Espaço:
d- Tempo
e- Personagens : protagonista antagonista secundários
f- Clímax:
g- Desfecho;
02- O que a galinha quis dizer com a pergunta” isso é vida?”
( ) que a vida é maravilhosa
( ) que suas atividades são sacrificantes
( ) que é muito fácil a sua vida
03- Qual é a diferença entre: galo velho e velho galo.
04- O narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso para o desenrolar da história?
A – ( ) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
B – ( ) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com
que seja mais imatura.
C – ( ) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.
D – ( ) É que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o que queria através de seus manifestos
05- A galinha dessa história, que na verdade representa uma mulher, pode ser considerada uma feminista?
A – ( ) Não, pois não reclama de nada e gosta da vida que leva.
B – ( ) Não, pois aceita sua condição social.
C – ( ) Sim, pois acha que os homens poderiam também chocar e servir para a panela, como elas.
D – ( ) Sim, pois considera os homens uns privilegiados.
06- Como você define a personalidade da galinha?
07- O que a galinha quis dizer com a expressão “vida de galo”?
08- Explique a expressão: “Comigo não, violão!”
09- O significa “reivindicar? O que você reivindica? Por quê?
10- Qual mensagem podemos extrair desse texto?
A – ( ) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
B – ( ) Que devemos aceitar tudo calados e nunca reclamarmos de nada.
C – ( ) Que devemos ouvir os mais velhos.
D – ( ) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.
Baseado no texto escreva uma carta e um bilhete
Nenhum comentário:
Postar um comentário