Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 4 de junho de 2011

Língua Portuguesa 23/05 à 26/05

A galinha reivindicativa


"Em certo dia de data incerta um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.

Ainda bem que você está satisfeito - disse a galinha. - E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, fêmea da espécie, posso estar satisfeita? Não posso. Todo o dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho um ovo. A patroa,se quiser, que arranje outra para esses ofícios. Comigo, não, violão!

O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: 'A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela'.

Moral: Um trabalho por jornada mantém a faca afastada."



Millôr Fernandes, "Pif-Paf". Edição de O Independente.

01- Responda :


a- Narrador:

b- Foco Narrativo:

c- Espaço:

d- Tempo

e- Personagens : protagonista antagonista secundários

f- Clímax:

g- Desfecho;



02- O que a galinha quis dizer com a pergunta” isso é vida?”

( ) que a vida é maravilhosa

( ) que suas atividades são sacrificantes

( ) que é muito fácil a sua vida



03- Qual é a diferença entre: galo velho e velho galo.



04- O narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso para o desenrolar da história?

A – ( ) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.

B – ( ) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com

que seja mais imatura.

C – ( ) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.

D – ( ) É que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o que queria através de seus manifestos



05- A galinha dessa história, que na verdade representa uma mulher, pode ser considerada uma feminista?

A – ( ) Não, pois não reclama de nada e gosta da vida que leva.

B – ( ) Não, pois aceita sua condição social.

C – ( ) Sim, pois acha que os homens poderiam também chocar e servir para a panela, como elas.

D – ( ) Sim, pois considera os homens uns privilegiados.

06- Como você define a personalidade da galinha?

07- O que a galinha quis dizer com a expressão “vida de galo”?

08- Explique a expressão: “Comigo não, violão!”

09- O significa “reivindicar? O que você reivindica? Por quê?

10- Qual mensagem podemos extrair desse texto?

A – ( ) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.

B – ( ) Que devemos aceitar tudo calados e nunca reclamarmos de nada.

C – ( ) Que devemos ouvir os mais velhos.

D – ( ) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.



Baseado no texto escreva uma carta e um bilhete

Nenhum comentário:

Seguidores