Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 4 de junho de 2011

História 1/06/2011

A RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO




Os africanos e os seus descendentes que foram escravizados não aceitaram a condição de escravos e lutaram de diversas formas contra dominação que foram submetidos. Os escravos resistiram á dominação, por exemplo, preservando costumes africanos , como a religião , as músicas e as danças . Eles podiam também reagir de modo violento, rebelando-se e ateando fogo nas senzalas e nos canaviais e até mesmo atacando os feitores e os senhores.Entre as formas de resistência utilizadas pelos escravos , uma das mais importantes era a fuga e a formação de quilombos. Os quilombos eram povoamentos formados por escravos que conseguiam fugir dos seus senhores. Esses povoamentos, geralmente, ficavam escondidos nas matas, em lugares de difícil acesso.Os quilombos sempre foram combatidos pelos senhores e governantes, que temiam que um número maior de escravos fugisse e se abrigasse nessas comunidades. Para tentar intimidar os escravos e evitar que eles fugissem do cativeiro, haviam leis que previam severas penas para os escravos que fugitivos.

[...] todos os negros , que forem achados em quilombos , estando neles voluntariamente, se lhes ponha com fogo, uma marca em uma espádua com a letra F, [...] e se quando se for achado já com a mesma marca, se lhe cortará uma orelha[..] Apesar da perseguição dos senhores e dos governantes , os escravos formaram quilombos em toda as partes do Brasil.

O FIM DA ESCRAVIDÃO




Apesar da resistência dos escravos à dominação e da sua luta pela liberdade , até meados do século XIX, era a mão-de-obra escrava que produzia a maior parte da riqueza no Brasil. Naquela época , começaram a ganhar força idéias em favor da abolição da escravidão. Essas idéias eram defendidas por escritores , pintores , músicos, políticos e muitos outras pessoas que tomaram parte no movimento abolicionista , e que se uniram à luta dos escravos em defesa do fim dessa grande injustiça. Os escravos e alguns grupos da sociedade buscaram formas de pôr fim a esses tipo de trabalho. Em 1980 , o tráfico de escravos da África p/ o Brasil foi proibido, por Lei . E vieram outras como: Lei do Ventre livre, de 1871 , depois Lei dos Sexagenários de 1885.Finalmente , no dia 13 de maio de 1888, o governo brasileiro aprovou a LEI AUREA , que colocou fim em quase 350 anos de escravidão no Brasil.

QUILOMBO DE PALMARES




O quilombo mais importante Já formado foi o quilombo dos Palmares , que ficava localizado onde atualmente se encontra os estados de Alagoas e Pernambuco. O quilombo de Palmares resistiu durante quase todo o século XVII , e chegou a contar com cerca de 20 mil habitantes . Esse quilombo ocupava uma área de 50 km de largura por 150 km de extensão, e era formado por onze mocambos ou povoamentos.Este quilombo era organizado nos moldes dos reinos africanos: cada mocambo tinha um chefe, e esses chefes elegiam um rei , que governava todo o quilombo. O principal líder de Palmares foi ZUMBI , que governou durante os últimos anos de existência do quilombo. Hábil guerreiro , ele comandou os seus homens e conseguiu resistir ao ataque de diversas tropas enviadas para destruir o quilombo. No ano de 1695 , uma grande tropa foi e enviada pelo governo de Pernambuco para destruir Palmares. Essa tropa era comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e contava com quase três mil homens muito bem armados , inclusive com canhões. Depois de resistir durante muitos dias aos ataques dessas tropas, o quilombo foi invadido e destruído. Muitos quilombolas morreram , e os sobreviventes foram levados de volta para o cativeiro. Zumbi escapou com vida , dois anos depois, ele foi traído por um antigo companheiro, caiu em uma emboscada e foi morto. Zumbi dos Palmares tornou-se um símbolo da luta dos descendentes de africanos pelos seus direitos. O dia 20 de novembro , dia da morte de Zumbi, foi escolhido como o dia da Consciência Negra.Assim como Palmares , a maioria dos quilombos foi destruída, e os quilombolas foram mortos ou tiveram que voltar para o cativeiro. Mas vários se salvaram como Jamary do Preto em Maranhão

Nenhum comentário:

Seguidores