Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 4 de junho de 2011

Avaliação mensal de História 25/05/2011

EMEF Ugo Arduini


Taboão da Serra _____ de ______________ de 2011.

Nome_____________________ Nº__ 5º ano ____



AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA



No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os navios que transportavam os escravos da África para cá eram chamados de “tumbeiros”. A viagem da África para cá – ou para outros lugares – era horrível. Os negros vinham amontoados nos porões, acorrentados, sem as mínimas condições de higiene – o mau cheiro predominava nesses porões, porque as necessidades tinham de ser feitas ali mesmo. A comida era pouca. A má alimentação e a falta de higiene provocavam doenças e muitos morriam durante a viagem. Note que, mesmo assim – com o grande número de escravos que morriam – a viagem era muito, mas muito lucrativa. Chegando ao Brasil, eram colocados à venda nos mercados, onde ficavam à mostra, em exposição. Quem queria comprar, escolhia o mais apropriado para as suas necessidades; examinando minuciosamente, para saber as qualidades do escravo: força, saúde etc. Como os africanos chegavam doentes e emagrecidos por causa das más condições da viagem, antes de ir para o mercado de escravos passavam por um tempo de ”engorda”. Eram então alimentados com uma mistura de farinha e água, para “engordar” logo e adquirir um aspecto saudável.

a - Em que condições os negros vinham para o Brasil?

__________________________________________________________________________________________

b - Por que mesmo com a perda de vários negros, a viagem ainda era altamente lucrativa para os mercadores de escravos?

____________________________________________________________________________________________

c - O “regime de engorda” tinha o objetivo de melhorar a saúde do negro? Explique.

__________________________________________________________________________________________

d- Como se chamava os navios que traziam os negros da

África? _____________________________________

e- Como você explica a violência que foi a escravidão , por que você acha que nossos ancestrais fizeram tal maldade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Boa prova !!!

Nenhum comentário:

Seguidores