Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 4 de junho de 2011

Geografia 02/06/2011

Região Norte




É a maior região do Brasil e ocupa quase a metade do território do nosso país. É formada por sete estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins, que juntos ocupam uma área de 3853327 km e possui cerca de 13 milhões de habitantes.

As atividades econômicas, os costumes alimentares e as moradias na região Norte são influenciados pela presença da Floresta Amazônica e da grande quantidade de rios.

A região Norte tem como característica marcante a presença de Floresta Amazônica. Grande parte da sua população, no entanto,vive nas cidades, principalmente nas capitais. Cerca de metade da população do Amazonas, por exemplo, está concentrada em Manaus.

A grande quantidade e variedade de árvores da Floresta Amazônica atraiu muitas madeireiras para a região. Grande parte delas explora a madeira de forma ilegal, contribuindo para destruir cada vez mais a floresta. Nesse município, foi criada a Zona Franca de Manaus, que é um importante pólo industrial e comercial, onde os produtos são mais baratos por haver menos ou menores impostos. Ela atrai pessoas de outros municípios e até de outros estados.

Os rios são importantes vias de circulação na região Norte. Pessoas e mercadorias dependem de embarcações para irem de um lugar a outro. Muitas comunidades só podem ser alcançadas de barco.

Nenhum comentário:

Seguidores