Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 4 de junho de 2011

História 25/05/2011

Escravos na cidade


Nas cidades os escravos podiam trabalhar como artesãos, escravos domésticos ou escravos de serviços urbanos.Os escravos artesãos exerciam ofício de carpinteiros, pedreiros, alfaiates, sapateiros, barbeiros, cabeleireiros, ferreiros, entre outros.Os escravos domésticos eram responsáveis pelo funcionamento da residência do senhor. Trabalhavam como porteiros, cocheiros, cozinheiras, copeiros, lavadeiras, engomadores, pajens, mucamas, coletores de lixo e de esgotos, carregadores e outros.Os escravos de serviços urbanos passavam o dia na rua alugando os seus serviços, e eram responsáveis sobretudo pelo transporte de mercadorias e de passageiros. Entre os escravos de serviço urbanos havia também os escravos vendedores ambulantes, que circulavam pelas ruas vendendo vasilhames, cestos, doces, água, leite, pão, alho cebola, café, galinha, lenha, etc.Apesar de serem obrigados a entregar a maior parte do que ganhavam aos seus senhores, esse escravos eram os que tinham maior possibilidade de conseguir alforria.

A escravidão na Minas


Os escravos não trabalhavam como escravos somente nos engenhos durante mais de anos eles foram a principal- mão-de-obra na realização dos mais diversos tipos de trabalho em nosso território . A descoberta do ouro provocou um grande deslocamento de pessoas em direção ao território a possibilidade enriquecer rapidamente fez com que muitas pessoas de todas as regiões do Brasil, e também de Portugal , se dirigissem para a região de Minas . Um grande número de escravos de vários partes do Brasil , foi levada para trabalhar na Minas muitos outros foram trazidos da África e levados para as minas. Apesar das condições de vidas dos escravos que trabalhavam nas minas serem muito difíceis , ele tinham maiores chances de conseguir a liberdade do que os escravos que trabalhavam no engenho. Os escravos das Minas podiam , por exemplo garimpar nas horas de folga e juntar ouro para comprar a sua alforria , ou seja sua liberdade , muitos enriqueciam e conquistaram uma situação privilegiada na sociedade mineira.

Nenhum comentário:

Seguidores