Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 22 de maio de 2011

Geografia 19/05/2011

Região Sudeste




A Região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Relevo:A maior parte do relevo é formada por planaltos. O litoral da Região Sudeste é recortado de cabos, baías e ilhas. Aparecem também belas praias .Os rios da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraná banham essa região. Existem outros rios importantes: Jequitinhonha, Doce, Paraíba do Sul e Ribeira do Iguape. Eles deságuam no oceano Atlântico Os rios da Região Sudeste são aproveitados para a produção de energia elétrica. ONDE ENCONTRA-SE usinas hidrelétricas Clima :O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista. Temperaturas bem elevadas..O clima subtropical, que aparece no sul do estado de São Paulo, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano.Pecuária:A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína e também a pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país Indústria Na Região Sudeste, iniciou-se a industrialização do País, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus Estados. O Estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.As principais atividades industriais da região são: Siderurgia e metalurgia: Petrolífera: Alta tecnologia:

Nenhum comentário:

Seguidores