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Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

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Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 30 de maio de 2010

História 02/06/2010

A RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO

Os africanos e os seus descendentes que foram escravizados não aceitaram a condição de escravos e lutaram de diversas formas contra dominação que foram submetidos .
Os escravos resistiram á dominação , por exemplo , preservando costumes africanos , como a religião , as músicas e as danças . Eles podiam também reagir de modo
violento , rebelando-se e ateando fogo nas senzalas e nos canaviais e até mesmo atacando os feitores e os senhores.
Entre as formas de resistência utilizadas pelos escravos , uma das mais importantes era a fuga e a formação de quilombos. Os quilombos eram povoamentos formados por escravos que conseguiam fugir dos seus senhores . Esses povoamentos , geralmente , ficavam escondidos nas matas , em lugares de difícil acesso.
Os quilombos sempre foram combatidos pelos senhores e governantes , que temiam que um número maior de escravos fugisse e se abrigasse nessas comunidades .
Para tentar intimidar os escravos e evitar que eles fugissem do cativeiro , haviam leis que previam severas penas para os escravos que fugitivos.
[...] todos os negros , que forem achados em quilombos , estando neles voluntariamente, se lhes ponha com fogo, uma marca em uma espádua com a letra F , [...] e se quando se for achado já com a mesma marca, se lhe cortará uma orelha[..]
Apesar da perseguição dos senhores e dos governantes , os escravos formaram quilombos em toda as partes do Brasil.

QUILOMBO DE PALMARES

O quilombo mais importante Já formado foi o quilombo dos Palmares , que ficava localizado onde atualmente se encontra os estados de Alagoas e Pernambuco.
O quilombo de Palmares resistiu durante quase todo o século XVII , e chegou a contar com cerca de 20 mil habitantes . Esse quilombo ocupava uma area de 50 km de largura por 150 km de extensão , e era formado por onze mocambos ou povoamentos
Este quilombo era organizado nos moldes dos reinos africanos: cada mocambo tinha um chefe, e esses chefes elegiam um rei , que governava todo o quilombo.
O principal líder de Palmares foi ZUMBI , que governou durante os últimos anos de existência do quilombo. Hábil guerreiro , ele comandou os seus homens e conseguiu
resistir ao ataque de diversas tropas enviadas para destruir o quilombo.
No ano de 1695 , uma grande tropa foi e enviada pelo governo de Pernambuco para destruir Palmares. Essa tropa era comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e contava com quase três mil homens muito bem armados , inclusive com canhões.
Depois de resistir durante muitos dias aos ataques dessas tropas, o quilombo foi invadido e destruído. Muitos quilombolas morreram , e os sobriviventes foram levados de volta para o cativeiro.
Zumbi escapou com vida , dois anos depois, ele foi traído por um antigo companheiro , caiu em uma emboscada e foi morto.
Zumbi dos Palmares tornou-se um símbolo da luta dos descendentes de africanos pelos seus direitos . O dia 20 de novembro , dia da morte de Zumbi, foi escolhido como o dia da Consciência Negra.
Assim como Palmares , a maioria dos quilombos foi destruída , e os quilombolas foram mortos ou tiveram que voltar para o cativeiro. Mas vários se salvaram como Jamary do Preto em Maranhão

A abolição da Escravatura

A escravidão foi implantada no Brasil desde a sua descoberta. Os escravos foram usados nas plantações de cana-de-açúcar,mineração, cultura do café , enfim em todas atividades econômicas brasileiras. Além disso foram usados nos trabalhos domésticos, artesanais, comércio. O número de negros trazidos para o Brasil foi enorme, no entanto a luta contra a escravidão foi árdua, principalmente depois da colonização. Primeira dar o passo foi a Inglaterra , que exige dos países aliados não fazer mais tráfico de negros, então no Brasil;
Em 1850, a lei EUZEBIO DE QUEIROZ proibia o tráfico de negros. Em 1871, foi assinada a LEI DO VENTRE LIVRE , negros nascidos eram livres. Em 1885, lei SEXAGENÁRIA, ficavam livres os escravos com mais de 65 anos. E finalmente em 13 de maio de 1888 , A LEI AUREA , que dava liberdade total para todos os negros foi assinada pela princesa Isabel.

Língua Portuguesa 01/06/2010



01- Por que os quadrinho de Caulos lembram o poema de Gonçalves Dias que você leu?

02- Quem é o narrador da história?

03- Observe os dois últimos quadrinhos:
a- Por que a expressão do sabiá se alterou ?

Obs: existem tipos de balões , os que tem bolinhas perto da boca indicam pensamentos os que tem uma espécie de setinha e de fala.
b- Qual tipo de balão foi usado nos dois últimos quadrinhos:?

04- Existem frases que usamos para falar o que acontece agora , o que já aconteceu , o que irá acontecer:
presente passado futuro

Na quadrinha tem muitas frase, copie :
a- passado:
b- presente
c- agora escreva no futuro:

05- Tanto o poema quanto os quadrinho tratam do mesmo assunto. Mas existe uma diferença entre a visão que o poeta e o sabiá têm de sua terra. Que diferença é essa ?

06- Como você interpretaria o ultimo quadrinho?

07- Releia o 2º quadrinho
a- Por que no balão desse quadrinho foram utilizados dois-pontos e aspas?

b- Por que a frase do balão termina com reticências ?

08- Observe o 4º quadrinho:
a- Por que foi utilizado este tipo de balão?

b- Se o autor utilizasse um balão normal tipo convencional, o efeito seria o mesmo?

09- Descubra em que quadrinho termina a citação dos versos de Gonçalves Dias. Como você descobriu?

10- Escreva em cada um dos retângulos palavras que expressão o sentimento do poeta e do cartunista ao falar de sua terra natal.

Língua Portuguesa 31/05/2010

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar , sozinho, à noite ,
Mais prazer encontro eu lá ;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar—sozinho, à noite—
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde conta o Sabiá

Não permita Deus que morra ,
Sem que eu volte para lá ;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras ,
Onde canta o Sabiá.
( Gonçalves Dias)

Interpretação

01-Procure no dicionário os significados da palavra exílio

02- No texto, a palavra exílio é usada com qual dos significados?

03- Por que o poema recebeu esse título?

04- O texto traz outras palavras cujo significado você talvez ainda não conheça.
a- liste-as em ordem alfabética.
b- procure o significado no dicionário .

05- Escreva com suas palavras o que, segundo o poeta, sua terra tem de melhor em comparação à terra onde ele está:

06- Qual é a terra , afinal , de que Gonçalves Dias , está falando?

07- Qual é o número de estrofes do poema?

08- Qual é o número de versos do poema?

09- Pinte de amarelo , no texto, todas as rimas...

10- Pinte de azul , no poema, todos os versos que se repetem.

11- O que essas repetições provocam no poema?
( ) fica bonito ( ) dão rima ( ) dão ritmo

12- Na 1ª estrofe , o poeta se refere ao país com “ minha terra”. Na 2ª estrofe , ele substitui por “nossa terra”. Qual é a diferença?

Avaliação Mensal de História

EMEF Ugo Arduini
Taboão da serra, ___ de maio de 2010.
Nome _____________nº___ 5º ano ____
Profª Andréa Martins Rosa

AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA

01- Os portugueses trouxeram os negros da África para:
( ) melhorar de vida em nosso país.
( ) serem escravos .

02- Senzalas era o lugar onde os negros:
( ) residiam com suas famílias .
( ) trabalhavam durante o dia.

03- Existiam negros que trabalhavam em engenhos , faziam:
( ) comida, cuidavam de animais e crianças.
( ) cultivavam os canaviais e o cultivo de açúcar.

04- “Pombeios” eram os agentes que caçavam os escravos na África.
( ) afirmativo ( ) negativo

05- Os negros nas cidades trabalhavam de:
( ) artesões, padeiros , sapateiros, barbeiros, etc...
( ) serviços urbanos , como jardineiros , mecânicos, etc...


06- Os negros foram muito castigados como:
( ) ficavam de castigos nos seus quartos .
( ) eram castigados com chicotadas .


07- Os escravos domésticos faziam :
( ) vivam na casa grande ajudavam na educação dos filhos brancos .
( ) vivam na casa grande para ajudar na lavoura domestica.

08- Como viviam os negros nas senzalas?
________________________________________________________________________

09- Os negros procuravam manter suas tradições culturais. Como?________
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10- Qual é a sua opinião sobre a escravidão? ________________________________________________________________________

Avaliação Mensal de Língua Portuguesa

Provinha de Língua Portuguesa

Leia o texto com atenção e depois responda as perguntas.

VIAGENS DE SEMENTES

Sou uma sementinha vaidosa. Vim para este canteiro pelas asas de um passarinho. Ainda bem que caí em uma terra fofa e estercada e sei que em breve vou inchar, minha casa vai se romper e de mim sairão raízes que me prenderão à terra. Serei uma planta que crescerá, dará flores, frutos e novas sementes.
Que sorte a minha! Há sementinhas que vêm com o sopro do vento e não caem em terra boa. Caem em terreno arenoso e em pouco tempo secam e morrem.
Há aquelas também que são engolidas pelos pássaros e quando são eliminadas, se caírem em terra boa, podem também germinar. Elas crescem, transformam-se em plantas viçosas, mas nunca se esquecem de que fizeram parte do organismo de um animal.
Outro dia, achei muito interessante como várias sementinhas, de uma mesma planta, chegaram até aqui. Elas vieram agarradas no macacão e no chapéu de um horticultor. Caíram quase todas num dos canteiros vizinhos. Algumas escaparam e caíram na pedreira. Foram logo tocadas pelo vento que as levou para o mar.
Bom mesmo é ser semeada em sementeiras. Elas vão caindo numa pequena cova coberta por terra fresca e recebem um jato d’água para umedecê-las. Assim é bom! Recebem todos os cuidados e em pouco tempo já se tornaram mudas. É até bonito ver todas enfileiradas umas ao lado das outras, salientando um verde bem clarinho.
Viajar é bom! Seja pelo, seja presa nas penas dos pássaros, seja agarrada em roupas ou chapéu de palha; é muito bom viajar. Contando que caiamos em terra boa, viajar é bom...
Graça Batituci







1- Quem narra o texto é:
( ) Uma mudinha.
( ) Uma sementinha.
( ) Uma florzinha.
( ) Uma folhinha.

2- Marque a alternativa correta:

a) O texto tem:
( ) Seis parágrafos.
( ) Cinco parágrafos.
( ) Sete parágrafos.

b) A sementinha do primeiro parágrafo chegou ao canteiro...
( ) tocada pelo vento.
( ) pelas pernas de um pássaro.
( ) por um agricultor.

c) O terceiro parágrafo trata de sementes que...
( ) são jogadas pelo horticultor.
( ) caem em terreno alagado
( ) são engolidas e eliminadas pelo organismo de animais.

d) Por que é bom ser semeada por sementeiras?
( ) Porque é mais cômodo.
( ) Porque caem numa pequena cova e recebem terra fresca para
cobri-las.
( ) Porque elas não precisam viajar.

3- Procure no texto, no quarto parágrafo:

a) O sinônimo de curioso: ____________________________________
b) O sinônimo de presas: ____________________________________
c) Diminutivo de sementes: __________________________________

sábado, 15 de maio de 2010

Geografia 20/05/2010

VEGETAÇÃO
O CONJUNTO DE PLANTAS QUE CRESCEM NATURALMENTE EM UMA REGIÃO CHAMA-SE FLORA OU VEGETAÇÃO.

HÁ DIFERENTES TIPOS:

@ CAMPO – FORMADO POR PLANTAS RASTEIRAS, COMO O CAPIM, A GRAMA APRESENTA ÁRVORES ISOLADAS.

@ CERRADO-- APRESENTA ÁRVORES BAIXA E RETORCIDAS E DE CASCA GROSSA.

@ CAATINGA- É FORMADO POR PLANTAS BAIXAS, SECAS E ESPINHOSAS. É PROPRIA DE LUGARES ONDE CHOVE POUCO.

@ FLORESTA OU MATA É FORMADA POR ÁRVORES ALTAS QUE CRESCEM BEM JUNTAS UMA DAS OUTRA

História 19/05/2010

A escravidão na Minas

Os escravos não trabalhavam como escravos somente nos engenhos durante mais de anos eles foram a principal mão-de-obra na realização dos mais diversos tipos de trabalho em nosso território . A descoberta do ouro provocou um grande deslocamento de pessoas em direção ao território a possibilidade enriquecer rapidamente fez com que muitas pessoas de todas as regiões do Brasil, e também de Portugal , se dirigissem para a região de Minas . Um grande número de escravos de vários partes do Brasil , foi levada para trabalhar na Minas muitos outros foram trazidos da África e levados para as minas. Apesar das condições de vidas dos escravos que trabalhavam nas minas serem muito difíceis , ele tinham maiores chances de conseguir a liberdade do que os escravos que trabalhavam no engenho. Os escravos das Minas podiam , por exemplo garimpar nas horas de folga e juntar ouro para comprar a sua alforria , ou seja sua liberdade , muitos enriqueciam e conquistaram uma situação privilegiada na sociedade mineira.


Negros na cidade
Nas cidades os escravos podiam trabalhar como artesãos, escravos domésticos ou escravos de serviços urbanos.
Os escravos artesãos exerciam ofício de carpinteiros, pedreiros, alfaiates, sapateiros, barbeiros, cabeleireiros, ferreiros, entre outros. Os escravos domésticos eram responsáveis pelo funcionamento da residência do senhor. Trabalhavam como porteiros, cocheiros, cozinheiras, copeiros, lavadeiras, engomadores, pajens, mucamas, coletores de lixo e de esgotos, carregadores e outros. Os escravos de serviços urbanos passavam o dia na rua alugando os seus serviços, e eram responsáveis sobretudo pelo transporte de mercadorias e de passageiros. Entre os escravos de serviço urbanos havia também os escravos vendedores ambulantes, que circulavam pelas ruas vendendo vasilhames, cestos, doces, água, leite, pão, alho cebola, café, galinha, lenha, etc.Apesar de serem obrigados a entregar a maior parte do que ganhavam aos seus senhores, esse escravos eram os que tinham maior possibilidade de conseguir alforria.



O dia-a-dia nos engenhos

Até o início do século XVIII, a maioria dos africanos que chegaram ao Brasil foram levados para trabalhar nos engenhos.
Engenho era o nome dado à propriedade rural onde eram cultivados canaviais e cultivado o açúcar. Em um engenho havia dois grupos principais de moradores: os escravos, que moravam nas senzalas, e o senhor-de-engenho e a sua família, que moravam na casa-grande.
A senzala geralmente era construída próxima à casa-grande, pois, dessa forma, os senhores podiam controlar melhor os escravos. Em geral, ela era uma construção comprida, feita de pau-a-pique, com algumas divisões internas que separavam os homens das mulheres e das crianças.
Apesar das dificuldades em que viviam, alguns escravos conseguiam formar famílias, mas sabiam que poderiam ser vendidos a outros senhores e separados de suas famílias. Viviam com poucos objetos nas senzalas, cultivavam seu próprio alimento, às vezes recebiam sobras de seus senhores e caçavam animais para se alimentar. O vestuário deles era bastante simples.Usavam roupas de algodão e chapéu de palha para se proteger do sol.
Ainda que contrariando a vontade dos senhores, os escravos procuravam manter as suas raízes culturais trazidas da África, por meio de rituais religiosos ou danças, como os batuques e a capoeira.
Na casa-grande morava o senhor de engenho e sua família, lá recebiam seus visitantes para discutir assunto políticos e diversões. Possuíam objetos essenciais e alguns de luxo.As famílias mais ricas vestiam-se com roupas confeccionadas com tecidos finos vindos da Europa, possuíam joias e enfeites.A família lhe devia obediência. A esposa era responsável pela educação dos filhos e ocupava-se de trabalhos manuais. O filho mais velho aprendia a administrar o engenho e os demais estudavam para ser advogado, médico e seguir carreira religiosa. As filhas casavam-se cedo e com o homem que o pai escolhesse.
Os escravos domésticos viviam na casa-grande e cuidavam dos serviços domésticos. Vestiam-se melhor que os demais escravos e ajudavam na educação dos filhos dos senhores.

Lingua Portuguesa 17/05/2010

“ O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai”

Vocês precisavam conhecer o meu primo, puxa vida que chato que ele é!
Ele é tão certinho, mas tão certinho, que eu tenho sempre vontade de chutar a canela dele... E nem isso eu posso, que ele é menor que eu e é faixa marrom de caratê. E joga futebol... ele é goleiro, e tem luva de goleiro e camisa de goleiro e uma joelheira de verdade, que a Juju falou que é cotoveleira de gente grande e que criança usa joelheira. E na escola? Ganha até do primeiro da classe! Ele sabe tudo só tira 10. Nunca vai para fora da classe, nunca tem anotação na caderneta. E quando ele vai à minha casa, puxa vida! Meu pai fica dizendo: “Olha como o Armandinho come espinafre direitinho e cumprimenta todo mundo, não é como você que entra que nem um furacão se falar com ninguém...” E as canetas do Armandinho não estouram e não sujam a mão dele toda de tinta, os cadernos dele não enrolam nos cantos que nem os meus e os lápis de cor dele gastam todos iguaizinhos, não ficam que nem os meus que logo acaba o vermelho e acaba o azul. É por isso que eu não posso nem ouvir falar de Armandinho. E é por isso que quando aconteceu o que eu vou contar eu fiquei me divertindo... Neste dia o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas. Vocês não vão acreditar, mas o Armandinho trouxe flores para a minha avó. Pode ? E ele veio com uma roupa que eu acho que a minha mãe e a dele compraram no mesmo dia e que era um horror e que eu disse pra minha mãe que eu mão ia vestir nem que fosse amarrado. E minha mãe e a minha avó só faltavam babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.
E na hora do almoço tinha fígado e o desgraçadinho gostava de fígado. E ele tinha ganho o prêmio na escola e tocou piano pra minha mãe ver e tinha entrado na aula de natação! Quando ele começou a contar que ia à Disneylândia nas férias e que ele tinha ganho um aparelho de videocassete, eu até levantei da mesa e disse que ia vomitar. E fui pro meu quarto e me tranquei lá em cima e fingi que não ouvi quando minha mãe me chamou. Mas depois de um tempo eu comecei a ouvir um berreiro, minha mãe falava sem parar e eu fui descendo a escada devagar e ouvi a minha avó dizer à minha mãe:
-- Foi o Armandinho... Ele quebrou a cabeça do Pacheco...
Eu podia perceber que minha avó ouvia o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado. Aí eu fiquei preocupado, que eu nem sabia que meu pai estava em casa e eu não ouvia a voz dele... “Será que meu pai morreu?” Eu pensei, e fiquei aflitíssimo com essa idéia. E aí eu cheguei na sala e estava aquela zona! O Armandinho chorando no colo da minha avó. Minha mãe abaixada junto ao piano cantando uma coisa que eu não sabia o que era. E eu já entrei gritando:
-- Cadê meu pai? Meu pai morreu?
Minha mãe ficou muito assustada e correu para mim:
-- Seu pai morreu? Que é que você está dizendo?
E eu então percebi o que tinha acontecido e comecei a rir que não parava mais. Cheguei a sentar no chão de tanto rir! É que o Armandinho tinha quebrado a cabeça de gesso que tinha em cima do piano e que era de um tal de Beethoven...
ROCHA, Ruth. Historinhas malcriadas. Rio de janeiro: Salamandra, 1991

Interpretação


1) O narrador participa dessa história? Copie o trecho que comprova sua resposta.
________________________________________________________________
2) Quantos parágrafos tem o texto?

3) O que o menino quis dizer com : “ E nem isso eu posso, que ele é menor que eu e é faixa marrom de caratê “ ?

4) O primo de Armandinho é organizado com o seu material escolar? Que parte do texto justifica a sua resposta?

5) Explique as expressões grifadas:
“ Neste dia , o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas.”

“ E minha mãe e a minha avó só faltavam babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.”

“Eu podia perceber que minha avó ouvia o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado”.

6) Na sua opinião, qual é o sentimento que o menino tem pelo seu primo Armandinho? Por quê?


7) De acordo com o texto, quais são as características do Armandinho e de seu primo? Complete o quadro comparando os dois personagens:


Armandinho menino

LEMBRANÇINHA DA MAMÃE....






















































CONFECCIONADOS PELOS ALUNO FICARAM LINDO!!!!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Capas Bimestrais











capas confecciondas somente com restos de papeis!!!! LINDOS!!!

reunião de pais


obrigada pela presença!!!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Lingua Portuguesa 03/05/2010

Correspondência

Maninho,
Ontem, livre-me pela manhã , à tarde cinemei e à noite, com o papai e a mamãe , teatramos . Hoje coleguei , ao meio-dia me leitei e às três papelei-me e canetei-me para escriturar-te . E paragrafei finalmente aqui porque é hora de adeusar-te pois já estão cincando.
De teu irmão,
Fratelo.
(Millôr fernandes )

01- Por que o texto tem o título de Correspondência ?
02- Circule no texto todas as palavras que o autor inventou.
03- escreva na 1ª coluna as palavras circuladas no texto e,na 2º coluna as palavras
04- Reescreva a carta , substituindo os neologismos por expressões equivalentes existentes na nossa língua . Acrescente palavras que julgar necessário para tornar o texto mais coerente.
05- Para você, por que Millôr Fernandes inventou aqueles Neologismos?

domingo, 2 de maio de 2010



Bullyin é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo
(bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
DIGA NÃO AO BULLYNG!!!
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obrigada

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