Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 15 de maio de 2010

Lingua Portuguesa 17/05/2010

“ O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai”

Vocês precisavam conhecer o meu primo, puxa vida que chato que ele é!
Ele é tão certinho, mas tão certinho, que eu tenho sempre vontade de chutar a canela dele... E nem isso eu posso, que ele é menor que eu e é faixa marrom de caratê. E joga futebol... ele é goleiro, e tem luva de goleiro e camisa de goleiro e uma joelheira de verdade, que a Juju falou que é cotoveleira de gente grande e que criança usa joelheira. E na escola? Ganha até do primeiro da classe! Ele sabe tudo só tira 10. Nunca vai para fora da classe, nunca tem anotação na caderneta. E quando ele vai à minha casa, puxa vida! Meu pai fica dizendo: “Olha como o Armandinho come espinafre direitinho e cumprimenta todo mundo, não é como você que entra que nem um furacão se falar com ninguém...” E as canetas do Armandinho não estouram e não sujam a mão dele toda de tinta, os cadernos dele não enrolam nos cantos que nem os meus e os lápis de cor dele gastam todos iguaizinhos, não ficam que nem os meus que logo acaba o vermelho e acaba o azul. É por isso que eu não posso nem ouvir falar de Armandinho. E é por isso que quando aconteceu o que eu vou contar eu fiquei me divertindo... Neste dia o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas. Vocês não vão acreditar, mas o Armandinho trouxe flores para a minha avó. Pode ? E ele veio com uma roupa que eu acho que a minha mãe e a dele compraram no mesmo dia e que era um horror e que eu disse pra minha mãe que eu mão ia vestir nem que fosse amarrado. E minha mãe e a minha avó só faltavam babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.
E na hora do almoço tinha fígado e o desgraçadinho gostava de fígado. E ele tinha ganho o prêmio na escola e tocou piano pra minha mãe ver e tinha entrado na aula de natação! Quando ele começou a contar que ia à Disneylândia nas férias e que ele tinha ganho um aparelho de videocassete, eu até levantei da mesa e disse que ia vomitar. E fui pro meu quarto e me tranquei lá em cima e fingi que não ouvi quando minha mãe me chamou. Mas depois de um tempo eu comecei a ouvir um berreiro, minha mãe falava sem parar e eu fui descendo a escada devagar e ouvi a minha avó dizer à minha mãe:
-- Foi o Armandinho... Ele quebrou a cabeça do Pacheco...
Eu podia perceber que minha avó ouvia o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado. Aí eu fiquei preocupado, que eu nem sabia que meu pai estava em casa e eu não ouvia a voz dele... “Será que meu pai morreu?” Eu pensei, e fiquei aflitíssimo com essa idéia. E aí eu cheguei na sala e estava aquela zona! O Armandinho chorando no colo da minha avó. Minha mãe abaixada junto ao piano cantando uma coisa que eu não sabia o que era. E eu já entrei gritando:
-- Cadê meu pai? Meu pai morreu?
Minha mãe ficou muito assustada e correu para mim:
-- Seu pai morreu? Que é que você está dizendo?
E eu então percebi o que tinha acontecido e comecei a rir que não parava mais. Cheguei a sentar no chão de tanto rir! É que o Armandinho tinha quebrado a cabeça de gesso que tinha em cima do piano e que era de um tal de Beethoven...
ROCHA, Ruth. Historinhas malcriadas. Rio de janeiro: Salamandra, 1991

Interpretação


1) O narrador participa dessa história? Copie o trecho que comprova sua resposta.
________________________________________________________________
2) Quantos parágrafos tem o texto?

3) O que o menino quis dizer com : “ E nem isso eu posso, que ele é menor que eu e é faixa marrom de caratê “ ?

4) O primo de Armandinho é organizado com o seu material escolar? Que parte do texto justifica a sua resposta?

5) Explique as expressões grifadas:
“ Neste dia , o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas.”

“ E minha mãe e a minha avó só faltavam babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.”

“Eu podia perceber que minha avó ouvia o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado”.

6) Na sua opinião, qual é o sentimento que o menino tem pelo seu primo Armandinho? Por quê?


7) De acordo com o texto, quais são as características do Armandinho e de seu primo? Complete o quadro comparando os dois personagens:


Armandinho menino

Nenhum comentário:

Seguidores