Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 30 de maio de 2010

Língua Portuguesa 31/05/2010

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar , sozinho, à noite ,
Mais prazer encontro eu lá ;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar—sozinho, à noite—
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde conta o Sabiá

Não permita Deus que morra ,
Sem que eu volte para lá ;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras ,
Onde canta o Sabiá.
( Gonçalves Dias)

Interpretação

01-Procure no dicionário os significados da palavra exílio

02- No texto, a palavra exílio é usada com qual dos significados?

03- Por que o poema recebeu esse título?

04- O texto traz outras palavras cujo significado você talvez ainda não conheça.
a- liste-as em ordem alfabética.
b- procure o significado no dicionário .

05- Escreva com suas palavras o que, segundo o poeta, sua terra tem de melhor em comparação à terra onde ele está:

06- Qual é a terra , afinal , de que Gonçalves Dias , está falando?

07- Qual é o número de estrofes do poema?

08- Qual é o número de versos do poema?

09- Pinte de amarelo , no texto, todas as rimas...

10- Pinte de azul , no poema, todos os versos que se repetem.

11- O que essas repetições provocam no poema?
( ) fica bonito ( ) dão rima ( ) dão ritmo

12- Na 1ª estrofe , o poeta se refere ao país com “ minha terra”. Na 2ª estrofe , ele substitui por “nossa terra”. Qual é a diferença?

Nenhum comentário:

Seguidores