Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 30 de maio de 2010

História 02/06/2010

A RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO

Os africanos e os seus descendentes que foram escravizados não aceitaram a condição de escravos e lutaram de diversas formas contra dominação que foram submetidos .
Os escravos resistiram á dominação , por exemplo , preservando costumes africanos , como a religião , as músicas e as danças . Eles podiam também reagir de modo
violento , rebelando-se e ateando fogo nas senzalas e nos canaviais e até mesmo atacando os feitores e os senhores.
Entre as formas de resistência utilizadas pelos escravos , uma das mais importantes era a fuga e a formação de quilombos. Os quilombos eram povoamentos formados por escravos que conseguiam fugir dos seus senhores . Esses povoamentos , geralmente , ficavam escondidos nas matas , em lugares de difícil acesso.
Os quilombos sempre foram combatidos pelos senhores e governantes , que temiam que um número maior de escravos fugisse e se abrigasse nessas comunidades .
Para tentar intimidar os escravos e evitar que eles fugissem do cativeiro , haviam leis que previam severas penas para os escravos que fugitivos.
[...] todos os negros , que forem achados em quilombos , estando neles voluntariamente, se lhes ponha com fogo, uma marca em uma espádua com a letra F , [...] e se quando se for achado já com a mesma marca, se lhe cortará uma orelha[..]
Apesar da perseguição dos senhores e dos governantes , os escravos formaram quilombos em toda as partes do Brasil.

QUILOMBO DE PALMARES

O quilombo mais importante Já formado foi o quilombo dos Palmares , que ficava localizado onde atualmente se encontra os estados de Alagoas e Pernambuco.
O quilombo de Palmares resistiu durante quase todo o século XVII , e chegou a contar com cerca de 20 mil habitantes . Esse quilombo ocupava uma area de 50 km de largura por 150 km de extensão , e era formado por onze mocambos ou povoamentos
Este quilombo era organizado nos moldes dos reinos africanos: cada mocambo tinha um chefe, e esses chefes elegiam um rei , que governava todo o quilombo.
O principal líder de Palmares foi ZUMBI , que governou durante os últimos anos de existência do quilombo. Hábil guerreiro , ele comandou os seus homens e conseguiu
resistir ao ataque de diversas tropas enviadas para destruir o quilombo.
No ano de 1695 , uma grande tropa foi e enviada pelo governo de Pernambuco para destruir Palmares. Essa tropa era comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e contava com quase três mil homens muito bem armados , inclusive com canhões.
Depois de resistir durante muitos dias aos ataques dessas tropas, o quilombo foi invadido e destruído. Muitos quilombolas morreram , e os sobriviventes foram levados de volta para o cativeiro.
Zumbi escapou com vida , dois anos depois, ele foi traído por um antigo companheiro , caiu em uma emboscada e foi morto.
Zumbi dos Palmares tornou-se um símbolo da luta dos descendentes de africanos pelos seus direitos . O dia 20 de novembro , dia da morte de Zumbi, foi escolhido como o dia da Consciência Negra.
Assim como Palmares , a maioria dos quilombos foi destruída , e os quilombolas foram mortos ou tiveram que voltar para o cativeiro. Mas vários se salvaram como Jamary do Preto em Maranhão

A abolição da Escravatura

A escravidão foi implantada no Brasil desde a sua descoberta. Os escravos foram usados nas plantações de cana-de-açúcar,mineração, cultura do café , enfim em todas atividades econômicas brasileiras. Além disso foram usados nos trabalhos domésticos, artesanais, comércio. O número de negros trazidos para o Brasil foi enorme, no entanto a luta contra a escravidão foi árdua, principalmente depois da colonização. Primeira dar o passo foi a Inglaterra , que exige dos países aliados não fazer mais tráfico de negros, então no Brasil;
Em 1850, a lei EUZEBIO DE QUEIROZ proibia o tráfico de negros. Em 1871, foi assinada a LEI DO VENTRE LIVRE , negros nascidos eram livres. Em 1885, lei SEXAGENÁRIA, ficavam livres os escravos com mais de 65 anos. E finalmente em 13 de maio de 1888 , A LEI AUREA , que dava liberdade total para todos os negros foi assinada pela princesa Isabel.

Nenhum comentário:

Seguidores