Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 25 de outubro de 2009

Questões do texto Os filhos do carvão

Pensando sobre o texto

01- Quem está narrando o texto?
02- Releia o texto:
a- Sobre que tipo de trabalho a personagem fala no texto?
b- Encontre no texto a definição de “rabo quente”

03- Observe as palavras destacadas . O que significam ?
“Esta história cinza-triste me fez lembrar de amarelinha.”

04- Pinte o último parágrafo. Nesse trecho Serafina aponta uma perda que o trabalho traz à criança. Qual é?
05- Transcreva do texto um parágrafo narrado por Serafina.

06- Circule no texto o parágrafo que apresenta o depoimento de uma criança trabalhadora.
a- como este parágrafo inicia-se.

obs: existem vários tipos de nos expressar, pode ser através do sentido figurado, ou seja , quando usamos palavras no sentido original significa uma coisa e no figurado outro. Exemplo: A Paula está uma bola!!!! Quer dizer que ela está gorda. Entendeu?

07- Localize a palavra gato no texto. Por que essa palavra aparece escrita entre aspas ? Que outro significado podemos dar?
08- Escreva outras palavras que usamos no sentido figurado;

Nenhum comentário:

Seguidores