Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

História 27/10 Regência e D. Pedro (segundo reinado)

Regência

Como você já sabe, o primeiro reinado terminou com a abdicação de D. Pedro I , em 1831, Pedro de Alcântara , príncipe, tinha apenas 5 anos . A Constituição estabelecia que o príncipe só poderia se tornar imperador aos 18 a
nos. O Brasil passou a ser governado por REGENTES , conforme determinou a Constituição de 1824. Foram duas regências Unas:
A do Padre Diogo Antonio Feijó – 1835 a 1837
A de Araújo Lima – 1837 a 1840
Esse período ficou conhecido como o da Regências e foi repleto de agitação e revoltas .

As revoltas

· CABANAGEM - aconteceu em 1835 na província de Pará, revolta liderada pela população, escravos, mestiços e índios terminou em 1840.

· SABINADA – liderada pelo médico e jornalista ,Francisco Sabino, aconteceu em novembro de 1837 na cidade de Salvador, Bahia terminou em 1837.


· BALAIADA – em 1838, liderada por Francisco dos Anjos e fabricantes de balaios no Maranhão , lutavam contra exploração de fazendeiros terminou no mesmo ano.

· GUERRA DOS FARRAPOS – Foi a mais longa que durou de 1835 a 1845 . Não foi movimento popular . Era liderada por grandes fazendeiros criadores de gado do Rio Grande do Sul , revoltados contra a cobrança de impostos pelo governos regencial .

Nota: O Governo reagiu de forma violenta a todas as revoltas , enviava as tropas do Império e a ordem era matar e incendiar vilarejos . Muitas pessoas morreram nos confrontos e todas as revoltas foram reprimidas.



D. Pedro II

Com todo que estava acontecendo , as revoltas e o massacre promovido pela corte , os grandes fazendeiros queriam acabar com esses conflitos pois o receio era que a instabilidades política prejudicasse as atividades econômicas , ou seja a produção de açúcar e café. Eles acreditavam que a população se acalmaria se os regentes saíssem do poder e isso só poderia acontecer com a coroação de D. Pedro . Decididos a não esperar 3 anos , o príncipe tinha 15 anos , os fazendeiros criaram o CLUBE DA MAIORIDADE . O objetivo era defender a antecipação da posse do futuro D. Pedro II. Como muitos dos fazendeiros eram deputados ou senadores e atuavam na política do Império , assim foi feito . D.Pedro II aos 15 anos de idade em 1840, tomou posse e foi coroado .
Durante o reinado , que durou quase 50 anos – 1840 a 1889 - , a cultura de café se expandiu , principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo que era a capital do Império. As cidades ganharam novas avenidas , lojas , cafés , livrarias, etc...

Nenhum comentário:

Seguidores