Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entrevista sobre trabalho infantil L.P 28/10/

Celeste: primeiro , porque não está preparada física nem psiquicamente para o mundo do trabalho . [...] Fisicamente , todo o organismo da criança ainda está em formação [...] Organismos em formação não conseguem arcar com atividades além daquelas adequadas para sua idade. Muito menos aquelas que são desgastantes , co mo o trabalho numa carvoaria . A criança tem que formar , viver atividades lúdicas sociais e de lazer, participar do ensino , pois através delas vai se tornar adulto.[...] Geralmente a criança trabalha para uma finalidade que é agradar ou cumprir a expectativas dos pais , ajudar a família numa situação de carência . Ela dá tudo de si, pois o adulto lhe delegou uma tarefa , e ela quer mostrar que está á altura dessa incumbência . Ela quer ser adulta logo. Então se esforça , até além da medida de sua capacidade

?O trabalho precoce compromete a saúde e o desenvolvimento da criança?Celeste :Nós , seres humanos, temos três fases de crescimento ou “estirões” da infância à adolescência . Do recém-nascido a uns quatro anos, depois dos cinco aos sete, e dos dez aos treze.[...] dos cinco aos sete há uma formação do sistema músculo-esquelético. Os ossos estão crescendo . Se há um trabalho de carga, os núcleos ósseos tendem a se calcificar . Por isso, muitas crianças podem ficar com baixa estrutura e deformidades ósseas importantes. Além disso, o músculo não cresce como deveria e, por isso , as articulações não são como deveriam ser. [...] outra coisa que acontece com muita freqüência do que em gente grande. Os ferimentos geralmente são mais profundos e comprometedores.[...] Mais uma coisa : a criança está descobrindo o mundo . Ela não tem a mesma concentração que de um adulto. Ela se distrai com as coisas e , numa dessas situações , dependendo do local de trabalho , pode custar sua vida precocemente [...] Qualquer trabalho vai afetar um ser em formação , principalmente se for penoso, insalubre e perigoso.
(Celeste Cristina de Azevedo Conseza, Médica do trabalho e sanitarista .
entrevistada por JÔ Azevedo, em Janeiro de 2000)
01- Preencha com informações sobre o texto:

entrevistado:
entrevistador:
assunto:
data em que foi realizada:

02- O texto que você leu é uma entrevista. O que caracteriza este tipo de texto?

03- Que outras perguntas você faria a doutora?04- Qual a sua opinião sobre a situação das crianças que precisam trabalhar para sobreviver?

05- Escreva três justificativa a favor da crianças .
Ex: lugar de criança é na escola,

06- Você leu três textos diferentes . Escreva o titulo de cada um , de acordo com suas características :

a- apresenta as crianças que trabalham , em linguagem poética:
b- denuncia a triste realidade do trabalho infantil com característica de depoimento:

c- aborda os problemas do trabalho infantil numa linguagem técnica , cientifica:


07- Qual é a sua opinião sobre tudo que você leu?

08- Qual texto você achou mais interessante e por quê ?

Nenhum comentário:

Seguidores