Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

atividade História

BRASIL IMPÉRIO

Proclamada a independência , o Brasil tornava-se um país . Precisava , então ter seus próprios governantes e suas próprias leis . D. Pedro foi coroado imperador , com título de D. Pedro I . Assim o Brasil passou a ser uma monarquia , ou seja , governado por um rei ou rainha . Portugal reagiu à declaração de independência . Chegou até a ordenar que as tropa resistissem. Houve muitas lutas. Os conflitos só cessaram depois que o Brasil aceitou pagar uma indenização à coroa portuguesa. Para cumprir o acordo o Brasil emprestou dinheiro da Inglaterra, nascia a divida externa.
Em Maio de 1824 , no Rio de Janeiro , formou-se a Assembléia Constituinte , para elaborar a Constituição , Produziram um projeto que limitava o poder o imperador , D. Pedro não gostou ficou insatisfeito, e determinou o fechamento da Assembléia e prender alguns deputados. Formou um novo grupo com tarefa de elaborar , em 40 dias , um novo projeto que garantisse plenos poderes ao rei. Assim em 1824 foi outorgada a primeira Constituinte .
As atitudes do imperador provocaram muita insatisfação . Em 1828 , D. Pedro entrou numa desastrosa guerra contra a Argentina . Os negócios de com açúcar entraram em crise comprometendo a economia brasileira . Perdeu o apoio dos militares . Os jornais criticavam muito o Monarca . Com toda essa crise D. Pedro renunciou ao trono e retornou a Portugal , onde morreu três depois.

Nenhum comentário:

Seguidores