Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 20 de maio de 2012

aula LP 21/05


Vó caiu na piscina

     Noite na casa da serra , a luz apagou . Entra o garoto:
     __ Pai,  vó caiu na piscina.
     __ Tudo bem, filho.
     O garoto insiste :
     __ Escutou o que eu falei, pai?
     __ Escutei , e daí? Todo bem.
     __ Cê não vai lá ?
     __ Não estou com vontade de cair na piscina.
     __ Mas ela ta lá ....
     __ Eu sei, você me contou. Agora deixe seu pai fumar descansado.
     __ Ta escuro, pai.
     __ Assim é melhor . Eu gosto de fumar no escuro . Daqui a pouco a luz volta. Se não voltar , dá no mesmo. Pede à sua mãe para ascender a ela na sala. Eu fico aqui mesmo, sossegado.
     __ Pai...
     __ Meu filho , vá dormir. É melhor você se deitar logo. Amanhã cedinho a gen- te volta para o Rio, e você custa muito a acordar. Não quero atrasar a descida por sua causa.
     __ Vó ta com uma vela .
     __ pois então? Tudo bem? Depois ela ascende .
     __ já ta acesa .
     __ Se está acesa , não tem problema . Quando ela sar da piscina , pega a vela e volta direitinho para casa. Não vai errar o caminho , a distância é pequena , e você sabe bem que sua avó não precisa de guia.
      __ Por que cê não acredita no que eu digo?
     [...]
      __ Ah, você  está me enchendo. Vamos acabar com isso. Eu acreditei, viu? Estou te dizendo  que acreditei . Quantas  vezes ,  você  quer que eu diga isso ?   Ou você  acha que estou dizendo que acredite mais  estou  mentindo ? Fique sabendo que seu pai não gosta de mentir.
       __  Não te chamei de mentiroso.
       __ Não me chamou , mas está duvidando de mim. Bem , não vamos discutir por causa de uma bobagem. Sua avó caiu na piscina, e daí? É um direito dela . Não tem nada de extraordinário cair na piscina . Eu só não caio porque estou meio resfriado..
        __ Ô , pai, cê é de morte!!!
        O garoto sai, desolado. Aquele velho não compreende mesmo nada. Daí a pouco chega a mãe:
       __ Eduardo, você sae que dona Marieta caiu na piscina?
       __ Até  você , Fátima? Não chega o Nelsinho vir com essa ladainha?
       __ Eduardo , está escuro que nem um breu , sua mãe tropeço, escorregou e foi parar dentro da piscina, ouviu ? Está com a vela acesa na mão , pedindo que tirem  ela de lá, Eduardo!!! Não pode sair sozinha , está com a roupa  encharcada , pesando muito , e se você não for depressa ela vai ter  uma coisa!!!! Ela morre, Eduardo!!
        __ Como ? Por que aquele diabo não me disse  isto? Ele falou apenas que ela tinha caído na piscina, não explicou que ela tinha tropeçado, escorregado e caído.
          Saiu correndo, nem esperou a vela, tropeçou e quase que ia parar também dentro d’água:
          __ Mamãe , me desculpe !!! O menino não disse nada direito. Falou só que a senhora caiu na piscina. Eu pensei que a senhora estava se banhando.
          __ Está bem, Eduardo __ disse dona Marieta, safando-se da água pela mão do filho, e sempre empunhando a vela que conseguira manter acesa. – Mas de outra vez você vai prestar mais atenção no sentido dos verbos , ouviu ? Nelsinho falou direito , você é que teve um acesso de burrice, meu filho !!!

( Carlos Drummond de Andrade)





Compreensão

01- O que realmente aconteceu com avó?
 
02- Qual alternativa mostra onde se passa a história:
( ) numa casa na serra     ( ) num apartamento no Rio de janeiro
                         ( ) num clube

03- Escreva o nome das personagens
·       O pai ]
·       O menino
·       A avó
·       A mãe

04- O filho diz : “ta escuro , pai” qual é a reação do pai diante da insistência do filho?
 
05- Qual é alternativa que explica o que provoca humor no texto.
( ) o fato de alguém cair na piscina
( ) o erro de interpretação  de uma frase.

06- Como  Fátima consegui convencer o marido a tirar dona Marieta da piscina?

07- Que argumentos o pai usou para se desculpar com dona Marieta?

08- Que modo de dar a notícia garantiria a compreensão do pai e evita-ria o mal-entendido?

09- Escreva qual foi a reação da avó ao ser retirada da piscina ?

10- Que fator contribui para dona Marita caísse na piscina?

11- Você acha que é mais comum acontecer acidentes quando há queda de energia? Por quê ?
12- Além de acidentes , que tipo de transtornos podem acontecer em conseqüência da falta de energia?

13- O mal-entendido aconteceu porque o verbo cair  pode ser interpre-tado de varias formas, Que sentido o pai atribui?
 ( ) mergulhar       ( ) arriar     ( ) perder a força.

14- Escreva uma frase , empregando o verbo cair com o mesmo sentido atribuído pelo pai do menino.

15- Explique o sentido das palavras destacadas:
a- “até você Fátima ? não chega o Nelsinho vir com essa LADAINHA?”

b- “Eduardo, está escuro que nem BREU ...”


Nenhum comentário:

Seguidores