Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 23 de outubro de 2011

Geografia 27/10/2011

Região Nordeste


A região Nordeste é a terceira maior e a segunda mais populosa do Brasil. Os nove estados que a formam ocupam uma área de 1554257 km e tem uma população total de aproximadamente 48 milhões de habitantes. Os estados que formam a região Nordeste são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O Nordeste começou a ser ocupado e explorado economicamente desde a chegada dos primeiros colonizadores europeus.
Nos séculos XVI e XVII, com a intensa produção de cana-de-açúcar, tinha grande importância econômica.
Já no século XVIII, com a descoberta de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, a região começou a entrar em decadência econômica. O desenvolvimento das indústrias na região Sudeste fez a crise da economia do Nordeste se agravar ainda mais.
Foi por causa dessa grande crise na economia que muitos nordestinos migraram em busca de melhores condições de vida em outras regiões.
No entanto, principalmente a partir da década de1990, muitas empresas do Sul e Sudeste instalaram-se no Nordeste. Essas empresas foram atraídas por vantagens oferecidas pelo governo de alguns estados e municípios nordestinos, como a isenção de impostos. Atualmente existem vários pólos industriais no Nordeste, principalmente na Bahia, em Pernambuco e no Ceará.
O território da região Nordeste apresenta subregiões com características naturais e socioeconômicas bem distintas:
Agreste: apresenta clima mais úmido nas áreas próximas à Zona da Mata e um clima mais seco nas proximidades do sertão. No campo, destacam-se a agricultura e a pecuária.
Meio-norte: situada entre a Amazônia e o Sertão. Além das atividades desenvolvidas nas cidades, ali se pratica o extrativismo vegetal, principalmente do coco do babaçu.
Sertão: predomina o clima quente e seco, a população é menor que na faixa litorânea e muito dependente da agricultura e da pecuária de subsistência. Nesse tipo de atividade, as plantações e a criação de animais são feitas para o sustento próprio. Destacam-se a produção de mandioca, milho e feijão e AC riaçaõ de bovinos e caprinos. Quando ocorrem secas prolongadas, os pequenos agricultores são bastante prejudicados. Por outro lado, atualmente, há grandes fazendas agrícolas, importantes produtoras de frutas, como as que fazem parte do pólo Petrolina (PE) – Juazeiro (BA, que têm modernos sistemas de irrigação para garantir a produção.
Zona da Mata: o clima é quente e úmido, as belas praias atraem milhares de turistas. Ali se localizam as principais cidades e atividades industriais e a maior parte da população.

Nenhum comentário:

Seguidores