Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 28 de agosto de 2011

Geografia 01/09/2011

Região Centro-Oeste






O Centro-Oeste é a segunda região do Brasil em extensão, com uma área de 1606371 Km . Apesar dessa enorme área, é também a que apresenta a menor população, com aproximadamente 12 milhões de habitantes.

Nessa região estão localizados três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, onde está a capital do país, Brasília.

Até o final da década de 1950, a região Centro-Oeste ainda estava praticamente isolada do restante do território brasileiro. Sua comunicação com as outras regiões era muito precária. A principal atividade econômica ali desenvolvida era o extrativismo mineral, principalmente de ouro e diamante.

A situação começou a mudar a partir dos anos 1960, quando a região passou a ser foco do interesse do governo federal, preocupado com a ocupação do interior do Brasil.

Uma das medidas que favorecem o povoamento e o desenvolvimento econômico da região Centro- Oeste foi a construção de Brasília, que passaria a ser a nova capital do Brasil, no lugar do Rio de Janeiro.

A construção de Brasília possibilitou a abertura de rodovias, ampliou a comunicação da região com o restante do país e atraiu grande número de pessoas em busca de melhores condições de vida.

A oferta de terras a baixos preços favoreceu o aparecimento de novas áreas agrícolas e de pecuária bovina no Centro-Oeste, que foram ocupadas e desenvolvidas por agricultores e pecuaristas vindos principalmente do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo, sobretudo com o cultivo da soja e pecuária bovina.

Grande parte do Centro-Oeste é coberta pela vegetação conhecida como cerrado, cujo solo, considerado pobre e improdutivo, não favorecia a agricultura. Hoje o Brasil está entre os maiores produtores mundiais de soja, com grande parte da sua produção realizada no Centro-Oeste.

O rebanho de bovinos do Centro-Oeste é o maior do Brasil. Em geral, o gado criado solto, em grandes propriedades, e a produção se destina principalmente ao fornecimento de carne. A pecuária bovina é uma das características marcantes da região Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Seguidores