EMEF  
Rachel de Queiroz 
Taboão da Serra, ____  de _________________   de 2012. 
Nome
_________________________________________________  nº ______ 5 ano ____
Professora : Andréa Martins Rosa 
Avaliação 
de Língua Portuguesa 
Seqüência de Textos 
COMO SE FOSSE DINHEIRO
     “
TODOS OS DIAS, CATAPIMBA LEVAVA DINHEIRO PARA A ESCOLA PARA COMPRAR O  LANCHE. CHEGAVA  NO BAR,  
COMPRAVA UM SANDUÍCHE E PAGAVA PARA SEU LUCAS. MAS SEU LUCAS NUNCA TINHA
TROCO:
    ___
Õ, MENINO, LEVA UMA BALA QUE NÃO TENHO TROCO. 
    UM DIA , CATAPIMBA RECLAMOU PARA SEU LUCAS
:
___ SEU LUCAS , EU NÃO QUERO BALA, QUERO MEU TROCO EM DINHEIRO.
___ SEU LUCAS , EU NÃO QUERO BALA, QUERO MEU TROCO EM DINHEIRO.
    ___ ORA, MENINO , EU NÃO TENHO TROCO. QUE É
QUE EU POSSO FAZER? 
    ___ AH, EU NÃO SEI!!! SÓ SEI QUE QUERO MEU
TROCO EM DINHEIRO!! 
    ___ ORA, BOLAS É COMO SE FOSSE DINHEIRO,
MENINO! ORA ESSA..... 
   AÍ, O CATAPIMBA RESOLVEU DAR UM JEITO . NO
DIA SEGUINTE , APARECEU COM UM EMBRULÃO DEBAIXO DO BRAÇO. OS COLEGAS QUERIAM
SABER O QUE ERA. CATAPIMBA RIA E RESPONDIA: 
     ___ NA HORA DO RECREIO, VOCÊS VÃO VER.... 
     E, NA HORA DO RECREIO, TODO MUNDO VIU.
CATAPIMBA COMPROU O SEU LANCHE. NA HORA DE PAGAR , ABRIU O EMBRULHO. E TIROU DE
DENTRO.... UMA GALINHA. BOTOU A GALINHA EM CIMA DO BALCÃO. 
    ___ QUE É ISSO, MENINO? __ PERGUNTOU SEU
LUCAS.
    ___ É PARA PAGAR O SANDUÍCHE, SEU LUCAS ,
GALINHA É COMO SE FOSSE DINHEIRO.... O SENHOR PODE ME DAR O TROCO, POR FAVOR? 
      OS MENINOS ESTAVAM ESPERANDO PARA VER O
QUE SEU LUCAS IA FAZER. SEU LUCAS FICOU UM TEMPÃO PARADO, PENSANDO... AÍ
COLOCOU MOEDAS NO BALCÃO: 
     ___ ESTÁ AÍ SEU TROCO, MENINO!! 
      E PEGOU A GALINHA PARA ACABAR COMA A
CONFUSÃO.
      NO DIA SEGUINTE , TODAS AS CRINAÇAS
APARECERAM COM EMBRULHOS DEBAIXO DO BRAÇO. NO RECREIO , TODO MUNDO FOI COMPRAR
LANCHE. NA HORA DE PAGAR.... TEVE GENTE QUE QUERIA PAGAR COM RAQUETE DE
PINGUE-PONGUE , COM PAPAGAIO DE  PAPEL,
COM  VIDRO DE COLA, COM GÉLEIA DE
JABOTICABA ... E  QUANDO SEU LUCAS
RECLAMAVA, A RESPOSTA ERA SEMPRE  A
MESMA:
    ___ UÉ, SEU LUCAS ,É COMO SE FOSSE
DINHEIRO....”
( RUTH ROCHA) 
01 – Escreva os 
elementos da Narrativa : 
a)Personagens : 
Antagonista _______________________  Protagonista _________________________
b- Espaço:_________________________    c) Narrador ___________________________
d) Foco narrativo :_________________       e) 
tempo____________________________
f) Clímax:_________________________________________________________________
02- O que Catapimba levava todos os dias para a
escola?___________________________
03- O que Catapimba comprava todos os dias com o dinheiro que ele levava
para a escola?
___________________________________________________________________________
04-O que seu Lucas dava a Catapimba de troco dizendo que era “como se
fosse dinheiro”  ?
_____________________________________________________________________________
05-O que Catapimba levou para trocar com seu Lucas pelo lanche que ele
comprava. __________________________________________________________________________
06-Numere os parentes de acordo com a sequência do texto:
(    ) _ Ora, menino, bala é como
se fosse dinheiro...
(    ) Um dia, Catapimba reclamou
para seu Lucas.
(    ) E pegou a galinha para
acabar com a confusão.
(    ) Catapimba levava dinheiro
para a escola para comprar o lanche.
(    ) Aí, o Catapimba resolveu
dar um jeito. (...) Botou a galinha em cima do balcão.
(    ) Mas seu Lucas nunca tinha
troco.
(    ) Seu Lucas ficou um tempão
parado, pensando...Aí colocou umas moedas no balcão.
(    ) A resposta de seu Lucas era
sempre a mesma.
07- O que seu Lucas dizia quando Catapimba reclamava que queria o troco
em dinheiro e não em balas? 
______________________________________________________________________________
08- O que seu Lucas fez quando Catapimba pôs a galinha no balcão?
______________________________________________________________________
09-Circule a frase que transmite a ideia principal do texto.
a)Catapimba quis deixar seu Lucas bem nervoso.
b) Catapimba quis mostrar que o troco devia ser dado em dinheiro.
c) Catapimba gostava de fazer brincadeiras.
10- Observe o desenhe , e escreva o que a diretora falaria para o Sr Lucas .

-____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
11- Retire do texto 
palavras 
Aumentativo ____________________         Feminino______________________
Masculino _______________________      plural ____________________________
Singular________________________      _________________________________
substantivo __________________________       ___________________________
Adjetivo_____________________      ___________________________________
12- Faça
uma NOTÍCIA ( coletiva ) 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
 | 
 
13-
Baseado no Texto 
Faça um
CLASSIFICADO 
  
  | 
 
14-Baseado no
texto
Faça uma
PROPAGANDA sobre
: a escola , ou bar ,escola ... 
15- Transforme o texto em uma carta
  
  | 
 
16- Deixe um bilhete para a mãe do Catapimba . 
17- Faça
um convite de uma festa que se realizará na escola .
18-  Elabore um
poema ! baseado no texto !!!
avaliação de História
 
avaliação de História
E. M. E. F. Ugo Arduini.
Taboão
da Serra______ de ______________________________ de 2011.
Nome:______________________________________________5º
_____
Prof
Andréa Martins Rosa 
Avaliação de História
– 4º Bimestre
01)
Marque (V) ou (F):
(     ) Monarquia é uma forma de governo onde o
rei e a rainha governam.
(     ) Pedro Álvares Cabral foi o primeiro
imperador do Brasil.
(     ) Quando D.Pedro I renunciou ao trono, o
Brasil foi governado pelos regentes.
(     ) D.Pedro II só poderia assumir o trono ao
completar 18 anos, porém o clube da maioridade antecipou sua posse com o
objetivo de acalmar as revoltas que aconteciam em várias partes do país.
02) O cultivo do café teve bom resultado na
Região Sudeste devido à:
(     )
condições climáticas favoráveis.
(     )
vinda da família real para o Brasil.
(     )
as revoltas do período regencial.
(     )
proclamação da Independência.
03) Assinale as alternativas corretas para o fim da monarquia :
(  )
instalou-se a republica. 
(  )
D,Pedro ficou muito feliz e ficou no Brasil . 
(  )
ocorre-se no dia 15/11/1889.
(  ) a
família real fez uma festa. 
04- Falaremos agora sobre as datas
comemorativas, coloque as datas.  
a-    
Dia
do Professor:________________
b-    
Dia
das crianças :________________
c-    
Proclamação
da República:______________
d-    
Halloween:__________________________
e-    
Natal:________________________
f-     
Reveillon
ou fim de ano:_______________
05- Pinte ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário