E.M.E.F. Rachel de
Queiroz
Taboão da Serra, ___
de _________________________ de 2012.
Nome:
____________________________________ nº
____ 5 º ano _____
Profª Andréa Martins
Rosa
Avaliação de Língua Portuguesa
3º bimestre
01-Mafalda, a menina do texto :
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos
seus dentes.
Leia o texto e responda às questões 2 e 3:
A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que
faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora
de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite
inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu
dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a
Guilhermina dentro do armário, de castigo.
Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha
boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT,
A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia
dasLetrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.
02-O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” expressa:
(A)
uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B)
um comentário das amigas da dona da boneca.
(C)
um desejo da dona de Guilhermina.
(D)
um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
03-No
trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento”, a expressão
sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de:
(A)
paciência.
(B)
pena.
(C)
raiva.
(D)
solidão.
Continho
Era uma vez um menino triste,
magro e barrigudinho. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na
poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
- Você, aí, menino, para onde
vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que
vamos nela.
- Engraçadinho duma figa!
Como você se chama?
- Eu não me chamo, não, os
outros é que me chamam de Zé!
04- Há traço de humor no trecho:
( ) “Era
uma vez um menino triste, magro”
( ) “ele
estava sentado na poeira do caminho”
( ) “quando
passou um vigário”
( ) “Ela não
vai não: nós é que vamos nela.”
05-CONTINHO ERA :
(A) FELIZ, BARRIGUDINHO E
MAGRO
(B) TRISTE, BARRIGUDINHO
E MAGRO
(C) ENGRAÇADO, MAGRO E
BARRIGUDINHO
(D) MENINO, FELIZ E MAGRO
06 - PASSOU UM VIGÁRIO...
A PALAVRA EM DESTAQUE SIGNIFICA:
(A) MENINO
(B) ENGRAÇADO
(C) PADRE
(D) CAVALO
07 - NA SOALHEIRA DANADA
DE MEIO-DIA, ELE ESTAVA
SENTADO NA POEIRA DO CAMINHO... A PALAVRA EM DESTAQUE REFERE-SE
(A) AO VIGÁRIO
(B) AO MENINO TRISTE
(C) AO CAVALO
(D) A ESTRADA
08 - NA FRASE
“ENGRAÇADINHO DUMA FICA”, O VIGÁRIO QUER DIZER QUE O MENINO:
(A) ESTÁ PEDINDO UMA
INFORMAÇÃO
(B) ESTÁ GOZANDO DO
VIGÁRIO
(C)
ESTÁ CONTANDO UMA PIADA PARA O VIGÁRIO
(D)
ESTÁ CONTANDO UM SEGREDO PARA O VIGÁRIO
09 - “– VOCÊ, AÍ,
MENINO, PARA ONDE VAI ESSA ESTRADA”? O PONTO USADO NO FINAL DA FRASE INDICA:
(A) UMA PERGUNTA
(B) UMA NEGAÇÃO
(C) UM GRITO
(D) UMA AFIRMAÇÃO
10-Quais são os personagens que participam da tirinha
acima ?
(a) Cascão e
Anjinho (c) Cebolinha, seu
irmão gêmeo e Cascão (b) Cebolinha e
Cascão (d)
Cebolinha e Anjinho
11- Cascão se assusta ao ver Cebolinha porquê ?
(a) Viu seu irmão gêmeo.
(b) O desenho de Cebolinha era tão perfeito que acreditou ser ele.
(c) Colaram uma imagem de Cebolinha no muro.
(d) Tinha um espelho no muro.
Mente quieta, corpo saudável
A
meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica,
sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação
terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos,
só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou
14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas. Os
técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o
foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram
ou abandonaram o uso de analgésicos.
Revista Superinteressante,
outubro de 2003
12- O texto tem por
finalidade :
(A) criticar.
(B)
conscientizar.
(C)
denunciar.
(D)
informar.
Agora
retire de algum texto :
Substantivos __________________,
_____________________________, ____________________
Adjetivos : ____________________,
__________________________, _____________________
Baseado no
texto:________________________________________________________________________
Faça uma
NOTÍCIA ( coletiva
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Baseado no
Texto
Faça um
CLASSIFICADO
Baseado no
texto ________________________________________________________________
Faça uma
PROPAGANDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário