Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 3 de junho de 2012

30/05/2012 4ª feira

Língua Portuguesa

correção da redações dos alunos , exemplos dos erros e acertos .

História


Africanos no Brasil
Quando teve inicio a colonização muitos portugueses vieram para cá, ocuparam as terras dos indígenas e escravizaram muitos deles. Por volta de 1550 os portugueses começaram a trazer outras pessoas para trabalhar em nosso território como escravos .
Na fase inicial do comercio tornaram-se cativo os homens que nas aldeias haviam cometido delitos  contraído dividas ou foram derrotados em guerras tribais sendo então recrutados pelos portugueses.
Os principais agentes do tráfico de cativos na África eram chamados de Pombeios portugueses  brancos , mulatos , negros livres ou escravos de confiança eram encarregados a levar os escravos do interior da África para a costa , a fim de serem comercializados pelos portugueses. Depois que eram capturados , os africanos percorriam um longo percurso até chegarem ao seu lugar no Brasil.  


 
História dos quilombos
No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas. Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes. Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os ser­viços do bandeirante Domingos Jorge Velho. A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira.


questóes elaboradas pelos alunos 

Nenhum comentário:

Seguidores