Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

sábado, 30 de outubro de 2010

atividade de história

O Período do Café

O inicio de um ciclo

As primeiras sementes de café chegaram ao Brasil em 1727, trazidos pelo sargento de Mello Palheta, após uma viagem à Guiana Francesa. Esse fruto foi plantado primeiramente no Pará, ainda no século XVIII. Mas foi no Sudeste do país que ele melhor se adaptou, especialmente em São Paulo. No inicio do século XIX a produção ainda não era grande. O avanço das técnicas, porém, fez com a produtividade melhorasse e, na segunda metade desse século, iniciou-se um período de muita prosperidade.
No fim do século XIX, o Brasil era o principal produtor de café do mundo. Mas o desgaste do solo e as pragas fizeram com que a cafeicultura não desse mais os mesmos resultados do início do ciclo. Ainda assim, a liderança brasileira continuou, pois havia muitas fazendas de café. O declínio desse ciclo deu-se em 1929, quando a Bolsa de Valores dos Estados Unidos , nosso principal comprador, sofreu um colapso. Sem ter para quem vender, muitos fazendeiros foram à falência. Outros partiram para culturas agrícolas diferentes.







Fim da Monarquia
A Proclamação da República Brasileira foi um episódio da
história do Brasil, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a monarquia do Império do Brasil, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II.A Proclamação da República se deu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem o uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano. Na tarde do mesmo dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.À noite, na Câmara Municipal do Município Neutro, o Rio de Janeiro, José do Patrocínio redigiu a proclamação oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovada sem votação. O texto foi para as gráficas de jornais que apoiavam a causa, e, só no dia seguinte, 16 de novembro, foi anunciado ao povo a mudança do regime político do Brasil.D. No dia seguinte, D.Pedro II foi informado da proclamação da república e ordenando sua partida para a Europa, a fim de evitar conturbações políticas. A família imperial brasileira exilou-se na Europa, só lhes sendo permitida a sua volta ao Brasil na década de 1920

Nenhum comentário:

Seguidores