Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Então É Natal

SimoneComposição: Versão: Cláudio Rabello

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo..
Então bom Natal, e um ano novo também.Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...
É Natal, É Natal, É Natal.
LEIA A MÚSICA COM MUITA ATENÇÃO E REFLITA E PENSE .... o QUE O NATAL REPRESENTA PARA AS PESSOAS E QUE TRAZ PARA TODOS NÓS?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Calendário de Provas 4ºBimestre

calendário das avaliações do 4º bimestre:

23/11 – Avaliação de Português (leitura e interpretação de texto, produção de texto) Revisão de Ciências .

24/11 – Avaliação de Ciências (estudar as matérias e atividades do caderno) Revisão de História trazer caderno.

25/11 - Avaliação de História (estudar os textos e atividades do caderno) Revisão de Matemática.

26/11 – Avaliação de Matemática (estudar as matérias e atividades do caderno)Revisão de Geografia , trazer caderno.

27/11 – Avaliação de Geografia (estudar os textos e atividades: Região Nordeste e Norte)


ESTUDEM!!!!!!!!!

Língua Portuguesa 19/11/2009

O que é o Natal?

André estava ajudando a mãe dele a arrumar a sala para a festa. Armaram o presépio. Penduraram bolas na árvore. Enfeitaram as portas. Pintaram os vidros da janela. Tudo para o Natal.
E André quis saber:
- Mãe, que é Natal?
- É a festa do nascimento do menino Jesus.
Mas antes que ela explicasse mais, a campainha tocou. Tia Marta e o tio Valdemar estavam chegando. Ele estava muito contente e Marta disse:
- Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Vou faturar firme. Natal é um ótimo tempo para ganhar dinheiro.
Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou numa poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d’água e falou:
- Esse negócio de comprar presentes me mata. Natal é um inferno.
André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da sala e foi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha falando no telefone:
- Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.
E na cozinha, no meio de uma porção de fôrmas e panelas, a cozinheira reclamava:
- Eu não aguento mais. Todo Natal é essa trabalheira...
Cada vez André entendia menos.
Ainda bem que Henrique estava brincando na calçada. Henrique era o primeiro aluno da classe, sabia sempre todas as lições, respondia a tudo. Devia saber. André resolveu perguntar:
- Henrique, que é Natal?
- É a capital do Rio Grande do Norte.
Mas Tião, o filho do porteiro do prédio ao lado, corrigiu:
- Natal é um presente que você trabalhou para merecer.
É... O Natal de Henrique e o do rádio não podiam ser o mesmo. Enquanto André pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:
- Você está se portando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.
André resolveu perguntar ao pai, de noite, quando ele chegasse do trabalho. E ouviu isto:
- É um dia ótimo, feriado. Não tenho trabalho.
Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas: Natal é o nascimento de Jesus. É um ótimo tempo para ganhar dinheiro. É dia de ficar em casa sem trabalhar. É uma trabalheira. É um presente. É um inferno. É hora de trocar a geladeira. É um homem lá de Madureira. É a capital do Rio Grande do Norte. É dia de botar vestido novo. É dia de menino bonzinho ganhar presente.

(Ana Maria Machado)

1) Quantas opiniões sobre o Natal. Releia o texto e identifique a personagem que falou cada uma das frases abaixo:
ü É dia de usar roupa nova
ü É dia de muitos trabalhos na cozinha
ü É dia de ganhar dinheiro
ü É dia de menino bonzinho ganhar presente
ü É dia de descansar
ü É a festa do nascimento de Jesus.


2) Encontre , no texto, uma opinião contrária à do tio Valdemar sobre a época de Natal e compras de presentes: “Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Vou faturar firme. Natal é um tempo ótimo para ganhar dinheiro.”


3) E você o que pensa sobre o Natal? Escreva a sua opinião:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

domingo, 8 de novembro de 2009

Língua POrtuguesa 10/11/2009

HAVERÁ ÁGUA QUANDO A GENTE FICAR VELHO?

O meu amigo Marcelo está superpreocupado. È que ele leu que , do jeito como a gente trata a água do planeta, pode ser que , no futuro, quando a gente ficar velho , não exista mais nenhuma gota de água .
De água limpa, pelo menos....
Eu não entendo muito sobre esse assunto, mas acho que ele tem razão de ficar preocupado.
Você já andou pó aí e viu como as pessoas desperdiçam água ? È um tal de ficar lavando carro com a mangueira ligada o tempo todo ou então lavando quintal,como se o chão fosse um lugar que devesse ficar limpo como o prato em que a gente fosse comer.
O pior é quando você passa pelas avenidas marginais e vê o monte de porcaria que as fábricas jogam na água , como se os rios fossem assim uma enorme privada.
O mar ? Puxa, há dias que você vai lá , e o mar mais parece um lixão !!!
O que é que as pessoas estão pensando ? Será que elas acham que as coisas como água nunca acabam ? Pois acabam, sim!!!
Essas pessoas , especialmente as pessoas já grandinhas , parece que não estão nem um pouco preocupadas com o mundo quem vai ficar para a gente....

Fernando Bonassi , Em : Vida da gente- Crônicas publicadas no suplemento folhinha de S.Paulo. Belo Horizonte, MG , 14/02/98
Formato editora, ilustração Chico Marinho.



01-Responda baseando-se no texto e nas informações contidas ;
a- Título do livro:
b- autor:
c- ilustrador:
d- tipos de textos do livro:
e- origem dos textos:
f- título da crônica :
g- editora:
h- data:

02- Observe o título do texto e a data , são atuais ? Isso representa o que?
03- Lei o trecho:
“... do jeito como a gente trata a água do planeta, pode ser que , no futuro , quando ele ficar velho, não exista mais nenhuma gota de água.”
Responda
a- causa:
b- conseqüência :

04- Qual a mensagem que essa crônica apresenta ?

05- “O problema de que trata a crônica acontece só no Brasil ou no mundo todo?
Vamos pesquisar o assunto na Internet :

06- Observe esta definição:crônica texto desenvolvido de forma livre e pessoal , a partir de fatos e acontecimentos da atualidade;
partindo da definição acima, retire do texto trechos que justifiquem darmos a ele nome de crônica:

07- Releia os dois textos desta unidade . Escreva as palavras abaixo na coluna correta, de acordo com as característica dos textos:
Texto 1 Planeta água
Texto 2 haverá água quando a gente ficar velho?

Banco de palavras : sentido literal= parágrafos= versos= poema musicado= visão planeta água= sentido figurado= linguagem poética= crônica= visão da água do planeta= linguagem coloquial=

08- Transcreva o título do texto 2

09- Responda com suas palavras à perguntas que ele contém .

Língua Portuguesa 09/11/2009

Planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
É que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos , no leito dos lagos
Água do igarapés onde Iara mãe-d’água
É misteriosa canção
Água que sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
tão triste, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E pra sempre voltam humildes
Pro fundo da Terra
Terra , planeta água.
( Guilherme Arantes )

01- Qual é a palavra que se repete várias vezes no texto ? Por que o poeta a repetiu tantas vezes?

02- Por que a palavra Terra foi escrita em letra maiúscula ?

03- Que outro sentido a palavra terra pode ter ?

04- Escreva o último verso da música.
05- que relação tem o mapa Mundi com o ultimo verso da música ?
06- O planeta Terra é formado por uma parte de terra e três partes de água. Represente esta informação por meio de fração:

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Língua Portuguesa 04/11/2009

Saúvas, saca-saias, lava-pés

As formigas são a maior população de insetos vivos na Terra. Elas existem há mais de 100 milhões de anos.
Há mais de 12 mil espécies de formigas. As abelhas e vespas são “primas” das formigas. Alguns cientistas dizem que as formigas são descendentes (vieram) das vespas. As espécies mais conhecidas são a saúva cortadeira de folhas, a lava-pés e a formiga-correição ou saca-saia.
A ferroada da lava-pés provoca muita dor. A saca-saia é caçadora e só come carne.
As saca-saias formam filas imensas e, se grilos, baratas, lesmas, aranhas não saírem da frente, são devorados. Outras espécies comem sementes e cereais (trigo, milho). As formigas são importantes na natureza porque comem outros insetos, como moscas, besouros ou outras formigas.

Trabalho em grupo

A diferença entre a formiga rainha e a operária é que a operária não nasce com asas. Mas ninguém sabe por quê.
As colônias de formigas se parecem com as cidades. Centenas e até milhares de formigas vivem em um formigueiro.
A formigas operárias sabem trabalhar juntas. Cada uma tem uma atividade.
Algumas delas cuidam das formigas pequenas. Outras mantêm o formigueiro limpo e há ainda aquelas que guardam a entrada do formigueiro, que são os soldados.

Folhinha, 14/03/97.

01. A finalidade do texto é:

a) falar da extinção das formigas.
b) informar sobre as formigas.
c) incentivar a criação de formigas.

02. As abelhas e vespas são:

a) “primas” das formigas.
b) “irmãs” das formigas.
c) “amigas” das formigas.

03. De acordo com o texto:

a) A diferença entre a formiga rainha e a operária é que a operária não nasce sem asas.
b) A diferença entre a formiga rainha e a operária é que a operária não nasce com asas.
c) A diferença entre a formiga rainha e a operária é que a operária não nasce com antenas.
04. Retire do texto sinônimos das seguintes palavras:
a) parentes=_____________________ operárias= _________________________

05.No trecho “Algumas delas cuidam das formigas...”. A palavra sublinhada refere-se a:

a) formiga rainha.
b) formiga saca-saia.
c) formiga operária.

06.As formigas são importantes na natureza porque:

a) são a maior população de insetos vivos da Terra.
b) comem outros insetos, como moscas, besouros ou outras formigas.
c) sabem trabalhar em grupo.

06. Retire do texto antônimos das seguintes palavras:
a) vivem________________ b) limpo________________ c) pequenas __________


Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.

MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.

07. Há traço de humor no trecho

a) “Era uma vez um menino triste, magro”.
b) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
c) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

08. Esse continho tem predominância no sentido figurado ( conotativo) ou sentido formal ( denotativo?

a) conotativo ( )
b) denotativo ( )

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

História -Questionário 03/11/2009

Questionário
01-Quem governou o Brasil que D. João VI voltou para Portugal?
02- Por que os brasileiros não queriam que D.Pedro voltasse para Portugal?
( ) porque D.Pedro era muito bom para o Brasil
( ) porque achavam que D. Pedro tornaria mais fácil a independência .
03- Quem e como foi proclamada a Independência do Brasil ?
04- Enumere os fatos na ordem em que eles aconteceram.
( ) D.Pedro decidiu que as ordens de Portugal só seriam cumpridas com a sua aprovação
( ) D.Pedro separou o Brasil de Portugal , exclamando “Independência ou Morte!”
( ) Chegaram novas ordens de Portugal , que o Brasil teria que pagar uma multa.
05- que forma de governo foi adotada no Brasil após a Independência ?
06- Quem foi o primeiro Imperador do Brasil?
07- Por que algumas províncias não aceitaram a independência do Brasil?
08- Assinale as alternativas corretas .
( ) dez pessoas escolhidas pelo imperador elaboraram a 1ª Constituição
( ) a 1ª Constituição brasileira foi elaborada pelo povo
( ) as medidas autoritárias do imperador provocaram revoltas no País.
( ) algumas províncias do Nordeste tentaram se separar do Império brasileiro
09- Por que o Brasil foi governado por Regentes?
10- com que idade D.Pedro de Alcântara deveria assumir o poder?
11- quantas Regências governaram o Brasil até a maioridade?
12- quais as principais causas das agitações do Período Regencial?
13- que idade tinha D. Pedro de Alcântara quando foi coroado Imperador?
14- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira
(1) Cabanagem ( ) descontentamento causado pela escravidão
Pelos abusos do Governo
(2) ( ) Desejo de proclamar uma república até D.
Pedro de Alcântara assumir o poder
(3) ( ) a cobrança de altos impostos pela venda de
Carne .
(4) Pessoas que moravam em cabanas revolta-
ram-se contra a exploração.
15- Quem governou o Brasil no segundo Império ?
16- Qual a principal atividade econômica do Brasil nessa época?

Seguidores