Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Língua Portuguesa 19/11/2009

O que é o Natal?

André estava ajudando a mãe dele a arrumar a sala para a festa. Armaram o presépio. Penduraram bolas na árvore. Enfeitaram as portas. Pintaram os vidros da janela. Tudo para o Natal.
E André quis saber:
- Mãe, que é Natal?
- É a festa do nascimento do menino Jesus.
Mas antes que ela explicasse mais, a campainha tocou. Tia Marta e o tio Valdemar estavam chegando. Ele estava muito contente e Marta disse:
- Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Vou faturar firme. Natal é um ótimo tempo para ganhar dinheiro.
Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou numa poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d’água e falou:
- Esse negócio de comprar presentes me mata. Natal é um inferno.
André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da sala e foi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha falando no telefone:
- Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.
E na cozinha, no meio de uma porção de fôrmas e panelas, a cozinheira reclamava:
- Eu não aguento mais. Todo Natal é essa trabalheira...
Cada vez André entendia menos.
Ainda bem que Henrique estava brincando na calçada. Henrique era o primeiro aluno da classe, sabia sempre todas as lições, respondia a tudo. Devia saber. André resolveu perguntar:
- Henrique, que é Natal?
- É a capital do Rio Grande do Norte.
Mas Tião, o filho do porteiro do prédio ao lado, corrigiu:
- Natal é um presente que você trabalhou para merecer.
É... O Natal de Henrique e o do rádio não podiam ser o mesmo. Enquanto André pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:
- Você está se portando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.
André resolveu perguntar ao pai, de noite, quando ele chegasse do trabalho. E ouviu isto:
- É um dia ótimo, feriado. Não tenho trabalho.
Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas: Natal é o nascimento de Jesus. É um ótimo tempo para ganhar dinheiro. É dia de ficar em casa sem trabalhar. É uma trabalheira. É um presente. É um inferno. É hora de trocar a geladeira. É um homem lá de Madureira. É a capital do Rio Grande do Norte. É dia de botar vestido novo. É dia de menino bonzinho ganhar presente.

(Ana Maria Machado)

1) Quantas opiniões sobre o Natal. Releia o texto e identifique a personagem que falou cada uma das frases abaixo:
ü É dia de usar roupa nova
ü É dia de muitos trabalhos na cozinha
ü É dia de ganhar dinheiro
ü É dia de menino bonzinho ganhar presente
ü É dia de descansar
ü É a festa do nascimento de Jesus.


2) Encontre , no texto, uma opinião contrária à do tio Valdemar sobre a época de Natal e compras de presentes: “Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Vou faturar firme. Natal é um tempo ótimo para ganhar dinheiro.”


3) E você o que pensa sobre o Natal? Escreva a sua opinião:

Nenhum comentário:

Seguidores