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Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

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quinta-feira, 20 de junho de 2013

avaliação bimestral de Língua Portuguesa



.M.E.F. Rachel de Queiroz
Taboão da Serra , ____ de  Junho de 2013.
Aluno (a):__________________________________________________   nº_____        5ª ano ______

Professor (a):Andréa Martins Rosa

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA.
Faça uma careta
E mande a tristeza.
Pra longe pro outro lado.
Do mar ou da lua,
Vá para o menino da rua.
E plante bananeira
Faça alguma besteira
Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela.
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço.

(MURRAY,Roseana . Receita de olhar,cit.p42)

QUESTÃO 01

  • Para espantar a tristeza manda-a para:

(A) o meio da rua
(B) longe
(C) em cima de bananeira
(D) as estrelas







Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

A BICHARADA VAI FICAR CALMINHA

                A partir da próxima segunda-feira (16/08) a Secretária de Saúde (SMS) promoverá em São Paulo a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos. Dois mil postos de atendimento estarão espalhados pela cidade para atender a bicharada.
                Pets acima de três meses de idade – inclusive fêmea no cio, grávidas ou que estejam amamentando – deverão ser vacinados. A doença é transmitida  entre animais ou de animal para homem através de mordidas, arranhões ou lambeduras de mamíferos infectados.
                No dia da vacinação recomenda-se levar os cães com coleiras ou focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes. Os bichinhos que estiverem com diarréia, secreção ocular, nasal ou sem apetite ficam de fora da campanha.
                A iniciativa que termina no dia 29 de agosto, é gratuita e obrigatória com base em lei municipal.

QUESTÃO 02

  • Ao lermos o texto, percebemos que:

(A) Devemos ter cuidado para transportar os cães para vacinação.
(B) Apenas as fêmeas devem ser vacinadas.
(C) Todos os animais devem ser vacinados, independente do estado de saúde.
(D) A Secretaria Municipal de Saúde não está preocupada com a saúde dos animais.

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

CAIXA MÁGICA DE SURPRESA

Um livro
É uma beleza
É uma caixa mágica
Só de surpresa.
Um livro
Parece mudo
Mas nele a gente
Descobre tudo
Um livro tem asas
Longas e leves, que, de repente,
Levam a gente longe, longe.
Um livro é parque de diversão
Cheio de sonhos coloridos, cheio de doces sortidos.
Cheio de luzes e balões!
Um livro é uma floresta com folhas e flores
E bichos e cores.
É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro,
Um navio pirata no mar, um foguete perdido no ar.
É amigo e companheiro.

QUESTÃO 03

  • O texto trata:

(A) Dos problemas em ser um livro
(B) Das cores dos livros
(C) Dos cuidados com os livros
(D) Das aventuras de ler um livro

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

SOBRE OS BOLINHOS DE CHUVA, PIPOCA E COMO OS SERES VIVOS SE TRANSFORMAM  EM FOSSÉIS (Fragmento)

            No final da tarde de hoje, após longos dias de muito calor, veio à chuva. De inicio apenas umas grandes gotas, que ao baterem no chão quente, viraram vapor. Em seguida, o barulho de pingos e mais pingos, que repentinamente, transformaram o céu numa grande cachoeira esbranquiçada. Como veio, a chuva se foi. A água escoou, infiltrou-se pela terra e tudo voltou devagarzinho a sua rotina. Gosto de chuva. Desta chuva que vem depressa, refrescar o ar, molha as plantas, e, quando nos pega no meio do caminho, deixa-nos encharcados. Ela traz lembranças de coisas boas, como uma casa acolhedora, bolinhos de chuva, pipoca e um passar mais lento do dia.

QUESTÃO 04

  • O trecho que expressa a opinião do narrador é:

(A) “Como veio, a chuva se foi”
(B) “O barulho forte dos pingos”
(C) “Gosto de chuva”
(D) “Viram  vapor”

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

O leão e o ratinho
                Um leão foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele capturou e estava pronto para mata-lo  quando o rato suplicou:
                - Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que um dia posso retribuir sua bondade.
                O leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
                Aconteceu que pouco depois disso o leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
                O rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
                - O senhor achou ridícula a idéia de que jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; mas agora sabe que é possível, mesmo a um rato, conceber um favor a um poderoso leão.

QUESTÃO 05

  • Este texto é:
(A) uma fábula
(B) um poema
(C) uma adivinha
(D) uma carta
Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

UM CASO DE AMOR

            Será que você já gostou tanto de uma coisa que parecia não viver sem ela? Quem sabe um brinquedinho, um bichinho (sem fala nas pessoas)? A menina Silvia, mãe da gata Maria Preta gostava assim de seu ursinho de pelúcia Zuza. Ela não sabia fazer nada sem ele. Dormia com o Zuza, ia para escola com o Zuza, saia para passear com o Zuza. Daí um dia Zuza desapareceu. Ela foi tomar banho e quando voltou não encontrou mais o Zuza. Sumiu bem sumido do quarto da menina Silvia. A menina abriu o maior berreiro:
            - Eu quero meu ursinho. O meu Zuzinha! Ele foi seqüestrado!
            A mãe dizia para ela deixar de falar bobeira, onde já se viu sequestrar bicho de pelúcia, que ela deve ter deixado o ursinho em algum lugar.
            A menina, naquele dia, não foi para escola e não almoçou, não quis brincar à tarde. Esse caso de amor ficou um caso sério.
            Na hora de dormir a menina resolveu visitar a gata Maria Preta que tinha uma ninhada de filhotes e dormia dentro do banheirinho debaixo da escada.
            Maria Preta recebeu a menina com um lindo miado de boa noite e a menina foi tirando os gatinhos um a um do cesto. E quando tirou o ultimo sabe quem encontrou? Encontrou o ursinho Zuza dormindo junto da barriga da gata Maria Preta. Nem precisa dizer a felicidade que a menina Silvia ficou, precisa? O que precisa ser esclarecido (que não foi até hoje) é o seguinte: como o ursinho Zuza foi parar no meio da ninhada da gata?

QUESTÃO 06

  • O problema da menina Silvia acabou quando ela:

(A) Foi dormir
(B) Visitou a gata Maria Preta
(C) Perdeu o ursinho Zuza
(D) Não foi para a escola.

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.












QUESTÃO 06

  • O que torna o texto engraçado é o fato de:

(A) da Mônica elogiar o Cebolinha
(B) do Cebolinha colocar o papel de parede
(C) da Mônica dizer que falta uma coisa
(D) do Cebolinha ter colocado o papel sobre a porta

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

O asno e o cavalo
                Um asno, de passo tardo, mal podendo suportar o pesadíssimo fardo que tinha de carregar, pediu ao cavalo:
                - Amigo, podes dividir comigo a carga que mal suporto?
                Se assim continuar,  muito em breve estarei morto. O cavalo respondeu:
                - Com isso pouco me importo.
                Sem demora, o asno morreu. Então o dono dos dois transferiu para o cavalo todos os sacos de arroz.
                E foi assim que um esperto acabou bancado o otário e pagou um alto preço por que não foi solidário.

QUESTÃO 08

  • O asno pediu ajuda porque:

(A) Bancou o otário
(B) Não foi solidário
(C) Não suportou a carga
(D) Era esperto

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

Gatos unha e carne  comem na mesma tigela
                Mimi chegou primeiro e logo conquistou a dona com seu jeito meigo e delicado. Já Chiquinho  foi encontrado algum tempo depois, quando ela  saía de uma pet shop.
                “Foi amor á primeira vista: ele me olhou, do meio da rua e correu para debaixo das minhas pernas. Tremendo, não saiu mais de lá. E eu também não tive mais coragem de me separar daqueles lindos olhos azuis”, conta Cláudia.
                Desde então, os dois são grudados e fazem tudo junto, “comem na mesma tigelinha, bebem da mesma água, brincam e dormem juntos”.

QUESTÃO 09

  • No trecho “Tremendo não saiu mais de ...” a palavra destacada faz referencia a:
(A) Tempo
(B) Causa
(C) Conseqüência
(D) Lugar

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo

MOTIVO
(Cecília Meireles)

Eu canto porque o instante existe
e  minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.
Irmão das coisas fugidas,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço
– não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.
Sei que canto.
E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que ficarei mudo:
- Mais nada.

QUESTÃO 10
  • No trecho “irmão das coisas”, percebe-se que o narrador é:

(A) do gênero masculino
(B) do gênero feminino
(C) um adolescente
(D) uma criança
Leia o texto abaixo para responder as questões 11, 12 e 13.

Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma
sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.

QUESTÃO 11

  • A idéia central do texto é:

(A)  a chuva da floresta
(B)   a importância do sol
(C)  a vida na floresta
(D)  o movimento das águas

QUESTÃO 12

  • O que diz o trecho
“Esquenta a mata
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.”

acontece porque:

   (A)  aparecem as estrelas
   (B)   brotam as flores
   (C)  chega o sol
   (D)  vem o vento

QUESTÃO 13

  • No trecho “Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar” a palavra sublinhada refere-se à

((A)   floresta.
((B)   chuva.
((C)   terra.
((D)   cor.

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

O menino que mentia

                Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia.  Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
                - Um lobo! Um lobo! Socorro!  Ele vai comer minhas ovelhas!  Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino.  Mas encontraram-no as gargalhadas.  Não havia lobo nenhum.
                Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
                Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
                - Um lobo! Um lobo! Socorro!
                Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada.  Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
                Ninguém acredita quando um mentiroso fala a verdade.

QUESTÃO 14

  • No final da história, pode-se entender que:

(A)  as ovelhas fugiram do pastor.
(B)   os vizinhos assustaram o rebanho.
(C)  o lobo comeu todo o rebanho.
(D)  o jovem pastor pediu socorro.

QUESTÃO 15

  • O texto tem a finalidade de:

(A)  dar uma informação.
(B)   fazer uma propaganda.
(C)  registrar um acontecimento.
(D)  transmitir um ensinamento.

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

A galinha dos ovos de ouro

Uma pessoa tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Crendo que ela tinha dentro do ventre um monte de ouro, matou-a e viu que ela era igual às outras galinhas. Na esperança de encontrar toda a riqueza de uma só vez, ficou privada até de um pequeno ganho.

Esopo

. Fábulas completas.Trad. Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1998.

QUESTÃO 16

  • Essa história ensina que

(A) a esperança dá riqueza às pessoas.
(B) as galinhas colocam ovos de ouro.
(C) devagar se vai longe.
(D) quem tudo quer tudo perde.
Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.


Irmão de enxurrada

Fico lembrando dele esperneando no berço. Ele era uma coisica ainda mais estranha do que é hoje. Não, muito mais estranha: hoje ele é gente, fala, acha coisas sobre mim, sobre os outros irmãos, sobre a dona da padaria. Antes ele era... um...um montinho que se mexia também estranhamente. Eu ficava horas olhando para ele.
[...] Teve um tempo em que ele engatinhava. Rodava pela casa toda, gugu pra cá, dadá pra lá, passando debaixo dos móveis, debaixo das pernas da gente – um saco!
[...] E um dia que ele engoliu a cabeça de um bonequinho do “Forte Apache”? Ou foi o rabinho de um cavalo? Não lembro exatamente o que foi que ele engoliu, mas lembro do problemão que foi. [...] Minha mãe veio correndo, porque eu gritei do meu quarto...

CISALPINO, Murilo. In: Ricardo Ramos. Irmão mais velho, irmão mais novo. São Paulo: Atual,1992. p. 64-71.

QUESTÃO 17

  • Nesse texto, o narrador é

(A) a dona da padaria.
(B) a mãe do bebê.
(C) o irmão mais velho.
(D) o pequeno bebê.

Leia o texto com atenção e responda a questão abaixo.

A causa da chuva

    Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram
inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas
não chegavam a uma conclusão. Chove só quando a água cai do telhado de meu
galinheiro - esclareceu a galinha.
 _ Ora, que bobagem! - disse o sapo de dentro da lagoa
 _ Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
   Como assim? _disse a lebre. _Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d'água que têm dentro.
    Nesse momento começou a chover.       
Viram? _gritou a galinha. _O telhado de meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
    Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? _Disse o sapo.
     _Mas, como assim? _ tornou a lebre _ Parecem cegos! Não vêem que a água cai das folhas das árvores?

                                                                                                Millôr Fernandes

QUESTÃO 18

·         O trecho do texto que indica um fato é

(A) “...começou a chover.”
(B) “... diziam que ia demorar...”
(C) “...que bobagem!”
(D) “... diziam que ia chover...”

QUESTÃO 19

·         A ideia central do texto é apresentar uma discussão sobre

(A) o telhado do galinheiro.
(B) a chuva.
(C) a água da lagoa.
(D) as folhas das árvores.

QUESTÃO 20

·         A inquietação dos animais tem como causa

(A) a necessidade de águas nas árvores do lugar.
(B) a expectativa de chuva no verão na lagoa.
(C) a ausência de água na lagoa onde moravam.
(D) a falta de chuvas no lugar onde moravam.









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