Quem sou eu

Minha foto
Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

domingo, 20 de maio de 2012

Aulas de História 23/ e 25/05


Africanos no Brasil
Quando teve inicio a colonização muitos portugueses vieram para cá, ocuparam as terras dos indígenas e escravizaram muitos deles. Por volta de 1550 os portugueses começaram a trazer outras pessoas para trabalhar em nosso território como escravos .
Na fase inicial do comercio tornaram-se cativo os homens que nas aldeias haviam cometido delitos  contraído dividas ou foram derrotados em guerras tribais sendo então recrutados pelos portugueses.
Os principais agentes do tráfico de cativos na África eram chamados de Pombeios portugueses  brancos , mulatos , negros livres ou escravos de confiança eram encarregados a levar os escravos do interior da África para a costa , a fim de serem comercializados pelos portugueses. Depois que eram capturados , os africanos percorriam um longo percurso até chegarem ao seu lugar no Brasil.  

 
Escravos na cidade
Nas cidades os escravos podiam trabalhar como artesãos, escravos domésticos ou escravos de serviços urbanos.Os escravos artesãos exerciam ofício de carpinteiros, pedreiros, alfaiates, sapateiros, barbeiros, cabeleireiros, ferreiros, entre outros.Os escravos domésticos eram responsáveis pelo funcionamento da residência do senhor. Trabalhavam como porteiros, cocheiros, cozinheiras, copeiros, lavadeiras, engomadores, pajens, mucamas, coletores de lixo e de esgotos, carregadores e outros.Os escravos de serviços urbanos passavam o dia na rua alugando os seus serviços, e eram responsáveis sobretudo pelo transporte de mercadorias e de passageiros. Entre os escravos de serviço urbanos havia também os escravos vendedores ambulantes, que circulavam pelas ruas vendendo vasilhames, cestos, doces, água, leite, pão, alho cebola, café, galinha, lenha, etc.Apesar de serem obrigados a entregar a maior parte do que ganhavam aos seus senhores, esse escravos eram os que tinham maior possibilidade de conseguir alforria.

 
O dia-a-dia nos engenhos
Até o início do século XVIII, a maioria dos africanos que chegaram ao Brasil foram levados para trabalhar nos engenhos.Engenho era o nome dado à propriedade rural onde eram cultivados canaviais e cultivado o açúcar. Em um engenho havia dois grupos principais de moradores: os escravos, que moravam nas senzalas, e o senhor-de-engenho e a sua família, que moravam na casa-grande.A senzala geralmente era construída próxima à casa-grande, pois, dessa forma, os senhores podiam controlar melhor os escravos. Em geral, ela era uma construção comprida, feita de pau-a-pique, com algumas divisões internas que separavam os homens das mulheres e das crianças.Apesar das dificuldades em que viviam, alguns escravos conseguiam formar famílias, mas sabiam que poderiam ser vendidos a outros senhores e separados de suas famílias. Viviam com poucos objetos nas senzalas, cultivavam seu próprio alimento, às vezes recebiam sobras de seus senhores e caçavam animais para se alimentar. O vestuário deles era bastante simples.Usavam roupas de algodão e chapéu de palha para se proteger do sol.Ainda que contrariando a vontade dos senhores, os escravos procuravam manter as suas raízes culturais trazidas da África, por meio de rituais religiosos ou danças, como os batuques e a capoeira.Na casa-grande morava o senhor de engenho e sua família, lá recebiam seus visitantes para discutir assunto políticos e diversões. Possuíam objetos essenciais e alguns de luxo.As famílias mais ricas vestiam-se com roupas confeccionadas com tecidos finos vindos da Europa, possuíam joias  e enfeites.A família lhe devia obediência. A esposa era responsável pela educação dos filhos e ocupava-se de trabalhos manuais. O filho mais velho aprendia a administrar o engenho e os demais estudavam para ser advogado, médico e seguir carreira religiosa. As filhas casavam-se cedo e com o homem que o pai escolhesse.Os escravos domésticos viviam na casa-grande e cuidavam dos serviços domésticos. Vestiam-se melhor que os demais escravos e ajudavam na educação dos filhos dos senhores. 
 
A escravidão na Minas
    Os escravos não trabalhavam como escravos somente nos engenhos durante mais de  anos eles foram a principal- mão-de-obra  na realização dos mais diversos tipos de trabalho em nosso território .   A descoberta do ouro provocou um grande deslocamento de pessoas em direção ao território a possibilidade enriquecer rapidamente fez com que muitas pessoas  de todas as regiões do Brasil, e também de Portugal , se dirigissem para a região de Minas . Um  grande número de escravos de vários partes do Brasil , foi levada para trabalhar  na Minas muitos outros foram trazidos da África e levados para as minas. Apesar das condições de vidas dos escravos que trabalhavam nas minas serem muito difíceis , ele tinham maiores chances de conseguir  a liberdade  do que os escravos que trabalhavam no engenho. Os escravos das Minas podiam , por exemplo garimpar nas horas de folga e juntar ouro para comprar a sua alforria , ou seja  sua  liberdade , muitos enriqueciam e conquistaram uma situação  privilegiada na sociedade mineira.


questionário!!!

25/05 Avaliação Mensal 

Aula de Geografia dia 22/05

Avaliação Mensal

aula de LP 22/05


São Paulo, 28 de fevereiro de 2007.    
                                                                                                   MAMÃE

               Não me conformo nem vou me conformar com essa viagem   sem sentido . Sinceramente , largar a casa, a família , sair por aí a troco de nada , não dá para entender . Acho um desperdício , um dinheirão jogado fora . Mamãe , será que você não percebe que é loucura? Não em cabimento E se você passar mal? E se cair e quebrar a  bacia? Como vai  ser?  Quem vai socorrer ? O Araújo ? Um sujeito que vive no meio de cobras e vacas? Lamento a hora em que esse elemento  apareceu em sua  vida. Para  mim,não passa de um espertalhão ou então de um doido varrido. Não quero interferir em nada. Como você mesma fez questão de esfregar na minha cara , é dona do seu nariz e faz o que bem entende . Se quiser minha opinião a opinião de seu único filho  que tanto lhe quer, acho  que deveria   largar esse aventureiro e voltar pra casa imediatamente . Já pensou na vizinhança ? Na dona Otilia ? No doutor Ruy , na dona Olguinha? O que  eles vão pensar de você passeando por aí, ninguém sabe onde, com esse fulaninho?
                Mamãe , peço que pense , pese   bem as coisas , veja os prós e os
Contras e volte o quanto antes.
                                                            Beijos
                                                           ( Ricardo Azevedo)

Transforme a carta em uma narrativa. (dupla ) 

Seguidores