Quem sou eu

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Professora há 27 anos, tenho 45 anos , pedagoga , licenciada e bacharel em Letras . Casada , mãe ... e extremamente feliz e realizada!!!

Saudação!!!

Ola queridos alunos...
Sejam bem vindos ao meu blog...
beijinhos

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entrevista sobre trabalho infantil L.P 28/10/

Celeste: primeiro , porque não está preparada física nem psiquicamente para o mundo do trabalho . [...] Fisicamente , todo o organismo da criança ainda está em formação [...] Organismos em formação não conseguem arcar com atividades além daquelas adequadas para sua idade. Muito menos aquelas que são desgastantes , co mo o trabalho numa carvoaria . A criança tem que formar , viver atividades lúdicas sociais e de lazer, participar do ensino , pois através delas vai se tornar adulto.[...] Geralmente a criança trabalha para uma finalidade que é agradar ou cumprir a expectativas dos pais , ajudar a família numa situação de carência . Ela dá tudo de si, pois o adulto lhe delegou uma tarefa , e ela quer mostrar que está á altura dessa incumbência . Ela quer ser adulta logo. Então se esforça , até além da medida de sua capacidade

?O trabalho precoce compromete a saúde e o desenvolvimento da criança?Celeste :Nós , seres humanos, temos três fases de crescimento ou “estirões” da infância à adolescência . Do recém-nascido a uns quatro anos, depois dos cinco aos sete, e dos dez aos treze.[...] dos cinco aos sete há uma formação do sistema músculo-esquelético. Os ossos estão crescendo . Se há um trabalho de carga, os núcleos ósseos tendem a se calcificar . Por isso, muitas crianças podem ficar com baixa estrutura e deformidades ósseas importantes. Além disso, o músculo não cresce como deveria e, por isso , as articulações não são como deveriam ser. [...] outra coisa que acontece com muita freqüência do que em gente grande. Os ferimentos geralmente são mais profundos e comprometedores.[...] Mais uma coisa : a criança está descobrindo o mundo . Ela não tem a mesma concentração que de um adulto. Ela se distrai com as coisas e , numa dessas situações , dependendo do local de trabalho , pode custar sua vida precocemente [...] Qualquer trabalho vai afetar um ser em formação , principalmente se for penoso, insalubre e perigoso.
(Celeste Cristina de Azevedo Conseza, Médica do trabalho e sanitarista .
entrevistada por JÔ Azevedo, em Janeiro de 2000)
01- Preencha com informações sobre o texto:

entrevistado:
entrevistador:
assunto:
data em que foi realizada:

02- O texto que você leu é uma entrevista. O que caracteriza este tipo de texto?

03- Que outras perguntas você faria a doutora?04- Qual a sua opinião sobre a situação das crianças que precisam trabalhar para sobreviver?

05- Escreva três justificativa a favor da crianças .
Ex: lugar de criança é na escola,

06- Você leu três textos diferentes . Escreva o titulo de cada um , de acordo com suas características :

a- apresenta as crianças que trabalham , em linguagem poética:
b- denuncia a triste realidade do trabalho infantil com característica de depoimento:

c- aborda os problemas do trabalho infantil numa linguagem técnica , cientifica:


07- Qual é a sua opinião sobre tudo que você leu?

08- Qual texto você achou mais interessante e por quê ?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Língua Portuguesa Meninos Carvoeiros 27/10

Meninos carvoeiros

Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade
-- Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.

Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.
(pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando –se com um gemido)

-- Eh, carvoero!!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina , ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!!
-- Eh, carvoero!!

Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados na alimárias,
Apostando corrida,
Dançando , bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados!!

( Manoel Bandeira, Em Estrela da vida inteirra, RJ 1993, Nova fronteira)

História 27/10 Regência e D. Pedro (segundo reinado)

Regência

Como você já sabe, o primeiro reinado terminou com a abdicação de D. Pedro I , em 1831, Pedro de Alcântara , príncipe, tinha apenas 5 anos . A Constituição estabelecia que o príncipe só poderia se tornar imperador aos 18 a
nos. O Brasil passou a ser governado por REGENTES , conforme determinou a Constituição de 1824. Foram duas regências Unas:
A do Padre Diogo Antonio Feijó – 1835 a 1837
A de Araújo Lima – 1837 a 1840
Esse período ficou conhecido como o da Regências e foi repleto de agitação e revoltas .

As revoltas

· CABANAGEM - aconteceu em 1835 na província de Pará, revolta liderada pela população, escravos, mestiços e índios terminou em 1840.

· SABINADA – liderada pelo médico e jornalista ,Francisco Sabino, aconteceu em novembro de 1837 na cidade de Salvador, Bahia terminou em 1837.


· BALAIADA – em 1838, liderada por Francisco dos Anjos e fabricantes de balaios no Maranhão , lutavam contra exploração de fazendeiros terminou no mesmo ano.

· GUERRA DOS FARRAPOS – Foi a mais longa que durou de 1835 a 1845 . Não foi movimento popular . Era liderada por grandes fazendeiros criadores de gado do Rio Grande do Sul , revoltados contra a cobrança de impostos pelo governos regencial .

Nota: O Governo reagiu de forma violenta a todas as revoltas , enviava as tropas do Império e a ordem era matar e incendiar vilarejos . Muitas pessoas morreram nos confrontos e todas as revoltas foram reprimidas.



D. Pedro II

Com todo que estava acontecendo , as revoltas e o massacre promovido pela corte , os grandes fazendeiros queriam acabar com esses conflitos pois o receio era que a instabilidades política prejudicasse as atividades econômicas , ou seja a produção de açúcar e café. Eles acreditavam que a população se acalmaria se os regentes saíssem do poder e isso só poderia acontecer com a coroação de D. Pedro . Decididos a não esperar 3 anos , o príncipe tinha 15 anos , os fazendeiros criaram o CLUBE DA MAIORIDADE . O objetivo era defender a antecipação da posse do futuro D. Pedro II. Como muitos dos fazendeiros eram deputados ou senadores e atuavam na política do Império , assim foi feito . D.Pedro II aos 15 anos de idade em 1840, tomou posse e foi coroado .
Durante o reinado , que durou quase 50 anos – 1840 a 1889 - , a cultura de café se expandiu , principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo que era a capital do Império. As cidades ganharam novas avenidas , lojas , cafés , livrarias, etc...

domingo, 25 de outubro de 2009

Questões do texto Os filhos do carvão

Pensando sobre o texto

01- Quem está narrando o texto?
02- Releia o texto:
a- Sobre que tipo de trabalho a personagem fala no texto?
b- Encontre no texto a definição de “rabo quente”

03- Observe as palavras destacadas . O que significam ?
“Esta história cinza-triste me fez lembrar de amarelinha.”

04- Pinte o último parágrafo. Nesse trecho Serafina aponta uma perda que o trabalho traz à criança. Qual é?
05- Transcreva do texto um parágrafo narrado por Serafina.

06- Circule no texto o parágrafo que apresenta o depoimento de uma criança trabalhadora.
a- como este parágrafo inicia-se.

obs: existem vários tipos de nos expressar, pode ser através do sentido figurado, ou seja , quando usamos palavras no sentido original significa uma coisa e no figurado outro. Exemplo: A Paula está uma bola!!!! Quer dizer que ela está gorda. Entendeu?

07- Localize a palavra gato no texto. Por que essa palavra aparece escrita entre aspas ? Que outro significado podemos dar?
08- Escreva outras palavras que usamos no sentido figurado;

Os filhos do carvão texto L.POrtuguesa 26/10/2009

Os filhos do carvão

Aposto que você não sabia que o carvão é a lenha do eucalipto queimado em fornos chamamos “rabos quentes” , sabia? E , se não sabia disso , também não deve saber que rabo quente é uma espécie de iglu ( já viu como é a casa do esquimó) , feito de tijolo e barro, que arde e estala com o fogo aceso durante três dias.
Pois é. Só que, para fazer o eucalipto virar carvão, muitas crianças têm que trabalhar junto com os pais.
Quem contou e até mostrou tudo isso para a minha professora foi a Luciene, uma menina de quinze anos , que vive numa fazenda em Água Clara ( no Mato Grosso do Sul ) . Ela tem mais dois irmãos adolescentes e duas irmãs pequenas. Todas trabalham com o pai numa carvoaria . Escute só o que mais ela falou:
“ O médico me proibiu de mexes com a fumaça , pois já tive pneumonia. Mas meu pai não agüenta trabalhar sozinho . Desde os sete anos eu ajudo ele. Comecei fazendo porta de forno , depois aprendi de tudo. Tem de transportar a lenha, botar fogo, esperar esfriar e retirar o carvão. Tem tanta coisa para se fazer numa carvoaria que, de noite, a gente dorme até em pé”.
Agora , pare um pouco e pense como deve ser horrível a gente não poder deitar em uma cama macia , cheirosa e quentinha, ainda mais quando está caindo de cansado. Pois é....
Esta história dos filhos do carvão só tem fumaça e tristeza . Se eu fosse pintar
Só usaria o lápis cinza. E o preto também, claro. Pra pintar o carvão e o “gato”.
Sabe o que é esse gato preto entre aspas? É o empreiteiro , o homem que contrata os carvoejadores e depois leva todos para morar em barracas , dentro das florestas onde estão os eucaliptos que vão virar carvão.
É ali , no meio da fumaça e longe da cidade , que famílias como a de Luciene vivem. E não é só em Água Clara . A dona Catarina disse que também em Minas Gerais , na Bahia e no Pará.
Esta história cinza-triste , me fez lembrar de amarelinha . É que minha mãe sempre me dá um pedaço de carvão quando eu quero riscar uma amarelinha na calçada .É melhor que giz , por que o preto aparece mais.
Será que essas crianças do carvão já brincaram alguma vez de amarelinha?
( Cristina Porto / Michele Lococca / Jô Azevedo , Em Serafina e a criança que trabalha, Ática, 1996.)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

texto para aula de informática 22/10/2009

Os gansos selvagens

Quando os gansos selvagens voam em formação "V"Eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem sozinhos. Eles trabalham em Equipe. Quando o ganso que estiver no ápice do "V" se cansaele passa para trás da formação e outro se adianta para assumir a ponta. Eles partilham a Liderança. Quando algum ganso diminui a velocidadeos que vão atrás grasnam encorajando os que estão à frente Eles são Amigos.Quando um deles, por doença ou fraqueza, sai de formação outro, no mínimo, se junta a ele, passando a ajudá-lo e protegê-lo. Eles são Solidários.Sendo parte de uma equipe nós podemos produzir muito mais e mais rapidamente.A qualquer instante também podemos estar sendo indicados para liderar o grupo. Palavras de encorajamento e apoio inspiram e energizam aqueles que estão na linha de frente, ajudando-os a se manter no comando mesmo com as pressões e o cansaço do dia-a-dia. E, finalmente mostrar compaixão e carinho afetivo por nossos semelhantes é uma virtude que devemos cultivar em nossos corações. Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando,lembre-se É uma recompensa Um desafio E um privilégio ser membroda maior e mais importante equipe do UniversoA HUMANIDADE
Vamos ser assim!!!
Obrigado(a),
Profª Andréa Martins

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Atividade de Língua Portuguesa 20/10/2009

O que você prefere: ver televisão ou ler um livro?

Experiência

Uma vez fizeram uma experiência. Criaram um macaco dentro de uma jaula com dois bonecos que substituíam a mãe dele. Um era um boneco duro e frio, mas que lhe dava leite. O outro não dava leite, mas era quente e acolchoado como costumam ser s mães. Então assustavam o macaquinho para ver se ele corria para a mãe que o alimentava ou para a mãe que lhe dava colo. E ele invariavelmente corria para a mãe aconchegante. Acho que uma experiência parecida poderia ser feita não com macacos, mas com crianças, e não com mães mecânicas, mas com livros e uma televisão. Uma experiência hipotética, claro, claro; longe de mim sugerir que se coloquem crianças em jaulas para assustá-las e testar suas reações. O que equivaleria à mãe que alimenta, mas não dá calor, o livro ou a televisão? Como ainda sou parcial a Gutenberg, gosta de pensar que uma criança pode receber tudo o que precisa da televisão, mas que nada substitui o prazer tátil, o calor de um livro, e que sua relação com a informação impressa sempre será mais humana e atraente. Mas tenho a impressão de que a experiência me decepcionaria. Provocada a procurar a informação pelo meio que mais lhe dá prazer ou segurança, uma criança moderna a princípio me encheria de esperança dirigindo-se a um livro. Mas em seguida me desiludiria. Carregaria o livro até a frente da televisão e o usaria como degrau para alcançar o botão da TV.

(Luis Fernando Veríssimo)

atividade História

BRASIL IMPÉRIO

Proclamada a independência , o Brasil tornava-se um país . Precisava , então ter seus próprios governantes e suas próprias leis . D. Pedro foi coroado imperador , com título de D. Pedro I . Assim o Brasil passou a ser uma monarquia , ou seja , governado por um rei ou rainha . Portugal reagiu à declaração de independência . Chegou até a ordenar que as tropa resistissem. Houve muitas lutas. Os conflitos só cessaram depois que o Brasil aceitou pagar uma indenização à coroa portuguesa. Para cumprir o acordo o Brasil emprestou dinheiro da Inglaterra, nascia a divida externa.
Em Maio de 1824 , no Rio de Janeiro , formou-se a Assembléia Constituinte , para elaborar a Constituição , Produziram um projeto que limitava o poder o imperador , D. Pedro não gostou ficou insatisfeito, e determinou o fechamento da Assembléia e prender alguns deputados. Formou um novo grupo com tarefa de elaborar , em 40 dias , um novo projeto que garantisse plenos poderes ao rei. Assim em 1824 foi outorgada a primeira Constituinte .
As atitudes do imperador provocaram muita insatisfação . Em 1828 , D. Pedro entrou numa desastrosa guerra contra a Argentina . Os negócios de com açúcar entraram em crise comprometendo a economia brasileira . Perdeu o apoio dos militares . Os jornais criticavam muito o Monarca . Com toda essa crise D. Pedro renunciou ao trono e retornou a Portugal , onde morreu três depois.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!!
AMO MUITO VOCÊS!!!!
BEIJOS

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Texto para reflexão

Os amigos se respeitam
Bárbara tinha nove anos. Gostava muito de brincar com suas amigas na rua ou na casa delas.
Mas não levava ninguém para sua própria casa. Dizia que era
para não estragarem seus brinquedos. Ela também não gostava que
as outras meninas rejeitassem as brincadeiras que ela sugeria, e todas tinham que brincar na hora que a Bárbara queria.
Quando ela recebia a visita dos primos, não tinha mais tempo para as amigas. Aos poucos, as meninas começaram a dar desculpas para não brincar com ela.
Com o tempo, ela ficou completamente sozinha e triste. Mas isso serviu para que ela aprendesse que os amigos são importantes.
Bárbara decidiu mudar. Não foi fácil, mas ela se esforçou. Suas amigas perceberam a mudança e agora, todas se reúnem novamente com ela para brincar.
E você, respeita seus amigos?

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